O fim da gravidez se aproxima e toda a mulher fica mais ansiosa com o nascimento  e com a proximidade do dia de começar a amamentar, não é mesmo? Normal, pois são momentos que geram dúvidas e medos! Por isso, o post de hoje traz 5  dicas para facilitar a amamentação! Vale lembrar – como sempre – que todos os assuntos devem ser conversados com pediatras e obstetras!

5 dicas para facilitar a amamentação!

5 dicas para facilitar a amamentação!

1 – Se for possível amamente ainda na sala de parto: não é uma tarefa fácil, por que nem toda equipe concorda com isso, mas essa é uma recomendação do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância). Um estudo feito pela Universidade de São Paulo mostrou que crianças que são amamentadas na primeira hora de vida têm menos chance de usar chupeta. Então vale a pena a tentativa!

2 – Evite ao máximo as mamadeiras ou as chupetas no enxoval: o uso de bicos, tanto da mamadeira quanto da chupeta são mais fáceis para o bebê sugar, por isso ele pode se habituar e, na hora de mamar, recusar o peito. Não corra esse risco!!

3 – Confira a pegada do bebê: se ele sugar da maneira certa, abocanhando o mamilo e boa parte da aréola, ele vai estimular a produção de leite, ganhar peso na medida certa e, além disso, evitar fissuras na pele da mãe. Para facilitar o processo, conte com uma poltrona de amamentação confortável e tenha sempre por perto a almofada de amamentação, fique com os ombros relaxados, e coloque o bebê de frente para você (barriga contra barriga). Vai dar certo!

4 – Não dê atenção aos palpites: o leite materno é o alimento mais completo que o bebê pode receber. Só comece a dar sucos e chás quando o pediatra orientar!!

5 – Peça ajuda para os profissionais: a amamentação é um aprendizado. Na maternidade tire TODAS as suas dúvidas com as enfermeiras e se você não estiver conseguindo amamentar em casa consulte o pediatra. Nada de se desesperar!

Depois dessas dicas é só ficar calma e acreditar que você e seu bebê vão acertar o ritmo da amamentação. Confie que será uma fase muito prazerosa para vocês dois!