Tem muita mulher grávida que – especialmente no primeiro trimestre – enjoa muito e sente muito desconforto com as náuseas!  Apesar de ser uma fase temporária, ela incomoda bastante por que é um dos sintomas mais frequentes da mulher grávida. Cerca de 70% das mulheres sentem enjoos, principalmente no segundo e terceiro mês.

Foto: Erika Urbino

Foto: Erika Urbino

Geralmente os enjoos aparecem na parte da manhã. Ou as mamães enjoam assim que levantam, por isso os enjoos são chamados de enjoos matinais. Isso não é regra, os enjoos podem aparecer também à tarde e à noite. E também não há uma receita mágica que acabe com o enjoo. O que vale para uma mamãe pode não ter efeito nenhum para outra.

Para a maioria das mães algumas das dicas abaixo funcionaram, veja:

01. Evite deitar logo após comer;

02. Coma biscoitos água e sal antes de levantar da cama. O estômago vazio piora o enjoo. Comendo antes de levantar e esperando um pouco, você poderá evitar esse enjoo que aparece logo pela manhã;

03. Coma pouco e de duas em duas horas. Como a digestão é mais lenta, é importante estar com o estômago cheio;

04. Evite alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão, alimentos muito condimentados e açúcares fazem mal;

05. É necessário que esteja bem hidratada. Às vezes, água pode aumentar o enjoo. Tente colocar uma fatia de limão na água que irá beber;

06. Escreva um diário com o que te deixa enjoada e comece a evitar os principais causadores. Quanto mais você se conhece, menos riscos vai correr!

07. Gengibre ameniza os enjoos para muitas mulheres. Pode ser até em chá ou bala. Faça ao teste.

Agora fique calma e tenha paciência por que logo logo esta fase passa e você vai curtir muito a sua gravidez!

Até a próxima, meninas!