Mais do que pode, deve!! É claro que você precisa conversar com seu médico para que ele te libere para fazer a drenagem linfática na gestação!

corporal29

É que esse tipo de massagem tem vários benefícios importantes para a mulher. Além de prevenir e combates varizes, celulites e até as estrias, a drenagem alivia tensões e reduz as dores musculares próprias da gravidez. Mas, não é “só”. Ela diminui o inchaço (que causa um desconforto horroroso e sabemos disso!), estimula a lactação, dessensibiliza as mamas e melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos. Ufa… Uma lista de benefícios inegáveis, mas que normalmente vem com a pergdenta: tem alguma contraindicação?
São as exceções, mas elas existem. Então, fiquem atentas: mulheres com problemas de pressão alta não podem fazer a drenagem linfática.
Com relação ao número de vezes por semana que elas podem fazer a drenagem, se a gestante é do tipo apaixonada por essa massagem drenagem linfática, ela pode se submeter até 3 X por semana (seeempre com liberação médica, né?). E vale ressaltar que a drenagem pode ser parte da rotina até o fim da gravidez, se o médico autorizar. Algumas mulheres seguem com o tratamento até um dia antes do parto.

Também é importante saber que os dois cuidados mais importantes que os profissionais devem ter com a gestante são: nunca drenar o abdome e sempre manter a gestante em boa postura. Para isso, é fundamental estar em boas mãos, com profissionais técnicos e que sabem o que estão fazendo. Porque muito além de beleza, estamos falando de saúde, certo?

Poliane Detoni é sócia proprietária da Clínica Ares Estética.