No post de hoje vamos falar sobre os melhores exercícios para grávidas. Mas é claro que, como sempre, fica o alerta que é fundamental conversar com o seu médico pois cada mulher é única, assim como as gestações: cada uma é uma e não podem ser comparadas. Vamos lá?

capa-pilates-na-gravidez-conheca-vantagens

Afinal, quais são os melhores exercícios para as grávidas?
Ioga, pilates, caminhadas, natação e hidroginástica são excelentes exercícios para gestantes.
Sobre ioga e pilates um cuidado é importantíssimo: escolher um professor / profissional de educação física que tenha experiência em mulher grávidas.
Caminhar, nadar ou pratica hidroginástica são bons pois são práticas de baixa impacto e que mantém a mamãe disposta, com o corpo durinho e em movimento, além de ajudar no controle de peso e inchaço.

É possível praticar exercícios até o final da gestação?
É, desde que esteja tudo bem e que a gestação permita. Vale dizer que é muito natural perder o ritmo de acordo com a evolução da gravidez, pois o corpo fica cansado, a barriga pesa e a o último trimestre é preguiçoso. Mas, se for possível seguir com a prática até o fim, melhor para a mamãe em vários aspectos: ela se manterá disposta, o corpo  mais preparado para o parto, o bebê mais saudável e depois do nascimento, o corpo voltará mais rapidamente para aquele corpo de antes da gravidez.

Alguma gestante não deve praticar exercícios?
De novo: quem define isso é o médico! Mas, algumas situações podem impedir sim que a mamãe siga com a prática de exercício físico, como por exemplo:

– já teve sangramentos;
– tem ou está com a placenta baixa;
– tem pressão alta;
– já teve um bebê prematuro;

Se você está em uma dessas situações o ideal é se preservar e ter cuidado redobrado!

Existem exercícios que devem ser evitados durante o período da gestação?
Sim! Os exercícios de alto impacto só podem ser praticados por quem já era atleta antes de ficar grávida e está fisicamente preparada para isso. No entanto, seu médico precisa autorizar a prática, conhecendo sua saúde, seu corpo e a gestação. Esportes como futebol, lutas e vôlei também devem ser evitados por conta das quedas e trombadas, que podem machucar mamãe e bebê!

Com esses cuidados e o acompanhamento correto e adequado do seu médico e de profissionais especializados em gestantes, a prática de exercícios é sempre positiva!

Boa sorte e até a próxima, meninas!

 

 

 

 

Os melhores exercícios para grávidas