Dicas para os pequenos se cuidarem sozinhos

O tempo passa muito rápido e o primeiro ano com um bebê em casa voa! É sempre tanta novidade e correria que a gente mal percebe passar. Logo eles engatinham ou andam direto e, mais um pouco, querem ficar independentes e fazer tudo sozinhos. Nesse momento, o ideal é dar ferramentas e orientações para que ele comece a fazer o que pode, sozinho. Mas, é claro que tudo, sempre com supervisão para nada acontecer. =) Por mais que a gente sinta aquele friozinho de ver que eles estão crescendo, nosso papel é realmente dar condições para que eles consigam fazer suas próprias, né! Por isso, tão logo seu filho for demonstrando a necessidade de fazer coisas novas, ajude-o até que ele esteja firme para ir adiante sem ajuda. Mas, fique de olho nessas dicas para facilitar a vida e ajudar seu pequeno a fazer tudo com segurança.

Talheres – quando seu filho começar a dar sinais de que quer comer sozinho, fique atenta no principal: todas as peças devem ser de plástico e próprias para bebês. Com os copos e canecas a mesma coisa. A coordenação fina deles ainda não é suficientemente boa e por isso precisam ter acesso somente a itens que não machucam. Mantenha o bebê sempre no cadeirão com cinto de segurança e, se for melhor, forre embaixo do cadeirão porque fatalmente cairá comida no chão nesse começo =)

Roupas – eles logo querem tirar as roupas e mais tarde, quando estiverem próximos do desfralde, eles mesmos querem tirar suas fraldas. Uma boa ideia para esse momento é colocar no quarto ou no banheiro que a criança usa, um lugar para ela depositar as peças sujas. Assim, você vai ensinando noções de colaboração e ajuda e pode acreditar: eles adoram participar como podem! Explique que aquele lugar é para as peças sujas e que ele pode colocar suas roupas lá antes do banho.

Escovar dentes – é uma tarefa que eles precisam de ajuda para garantir a boa higiene até, pelo menos os 5 anos. Mas, é importante também deixá-los fazer a parte deles e você finaliza. Deixe ele escovar os dentes, vá explicando sobre a importância dessa limpeza e deixe que ele faça do jeito dele. Quando acabar, escove  os dentes dele de novo! Como geralmente as pias dos banheiros são altas para os pequenos, uma boa ideia é ter um banquinho seguro na frente dela, mas sempre junto com a criança, para não correr o risco do banco virar. Assim, ele ganha autonomia e vai ficando mais firme com essas tarefas.

Lavar as mãos – é outra tarefa que eles adoram por causa da água, mas que prestam pouca atenção no momento mesmo. Se tiver o banquinho na frente da pia já facilita! Fale da importância de lavar as mãozinhas e secar também.

Se vestir – eles adoram se vestir sozinho porque é o máximo da independência! =))) E é bom deixar mesmo, ensinando a separar a roupa antes e deixar tudo pronto para se vestir, para não ficar tomando frio.  Sobre colocar os sapatos, muitas vezes eles querem fazer, mas é uma tarefa mais complexa e por isso, muitas vezes eles desistem.

Pegar algo para comer – Se o armário estiver ao alcance da criança melhor ainda, porque facilita. Mantenha ao alcance delas as comidinhas que ela gosta, para que ela possa se servir sozinha. Um cereal, uma fruta, um pãozinho… Tendo essa atividade sempre, eles ganham segurança e se sentem mais independentes.

Afinal, a gente deve criar os filhos para o mundo, né!

Até a próxima!