O desfralde é uma hora que gera ansiedade em todos que moram na casa, porque muitos pais sofrem nessa fase. É realmente uma fase cansativa e quer requer calma e paciência. E com essas 3 dicas para o desfralde, vocês certamente se sairão muito bem nesse momento!

Crianças dos sexos masculino e feminino sentados em uma privada.

A hora de tirar a fralda

Fala-se muito em idade, mas nem sempre é a idade que determina o início do desfralde. O ideal é sempre ter em mente que cada criança tem seu tempo e ele precisa ser respeitado. Se isso for feito, o será muito mais tranquilo para todos os “participantes”.

Dito isso, vale também dizer que geralmente, médicos apontam que o desfralde deve acontecer somente dos dois anos. Antes disso, a criança não tem maturidade, não está preparada para essa mudança.

Porém existem algumas formas de saber se seu filho está pronto para iniciar o desfralde.

Controle do esfíncter 

Os esfíncteres, as estruturas corporais encarregadas de regular a eliminação de urina e fezes, desempenham um papel crucial no processo de desfralde. Reconhecer quando seu filho atinge o controle dessas funções é fundamental para determinar o momento adequado para iniciar o desfralde.

Uma maneira de identificar a prontidão para iniciar o desfralde é observar indicadores específicos. Um sinal claro é a habilidade da criança em subir 5 ou mais degraus de uma escada de forma independente, sem apoio. Outro indício é a manutenção prolongada da limpeza das fraldas, além da capacidade de urinar de uma só vez, em vez de fazê-lo gradualmente

Vale ressaltar que o controle dos esfíncteres é conquistado gradualmente e varia de criança para criança. O ritmo de desenvolvimento está associado a fatores biológicos e contextuais. É fundamental entender que cada criança segue seu próprio tempo nesse processo de aquisição de habilidades.

Sinal de prontidão

Um sinal significativo para iniciar o desfralde é quando a criança começa a expressar incômodo com a fralda suja. Esse momento oferece uma oportunidade única para introduzir a ideia de utilizar o banheiro antes de ocorrer a sujeira. Isso ajuda a construir a associação entre o uso do vaso sanitário e o conforto pessoal.

Vale ressaltar que esse único sinal não é necessariamente um indicador para começar o desfralde imediatamente. A transição para o uso do vaso sanitário requer uma abordagem gradual. É fundamental considerar outros sinais de prontidão, de modo a garantir um processo tranquilo tanto para a criança quanto para a família.

Como começar o desfralde

Comece pelo desfralde diurno, que é um período em que o pequeno está ativo e consegue controlar melhor.

É melhor tirar a fralda no verão ou na primavera. As crianças podem ficar apenas de calcinha ou cueca, evitando acidentes com várias roupas. Depois disso, se ele ainda não mostrou a vontade própria de tirar a fralda, converse com ele que vocês começarão a fazer isso. É importante que ele entenda que precisa pedir pra ir ao banheiro quando tiver vontade.

Escolha um pinico ou um redutor de assento para o vaso e lembre-o sempre de avisar quando precisar ir ao banheiro.

Afinal muitos incidentes irão acontecer, não tenha dúvidas. Quando acontecer, evite brigas, para que o processo não fique traumático para a criança.

Quando ela avisar e fizer no vaso, comemore com ela a conquista! Se ele tiver estiver esquecendo toda hora, especialmente nos primeiros dias, é importante você levá-lo ao banheiro de hora em hora. Assim, vira rotina.

Quando começar o desfralde noturno

Deixe o desfralde noturno por último, quando a criança tiver bem segura e controlando suas necessidades de dia. O desfraldo noturno é mais cansativo e exige uma disposição maior. Pai e mãe irão levantar muitas vezes durante a madrugada para evitar vazamentos. No começo, de hora e meia em hora e meia é bom levar a criança mesmo dormindo.

Uma boa dica para essa fase é reduzir bastante a quantidade de líquido que a criança bebe antes de deitar. Outro fator importante para facilitar a vida, é usar protetores de colchão que impedem que fique um cheiro ruim e evita acidente maiores.