5 mitos sobre a gravidez

Eles existem e a gente passa ouvindo um milhão de coisas sobre eles durante toda a gravidez! Então, vamos falar de 5 mitos sobre a gravidez!

Sexo na gestação pode prejudicar o bebê – Mito! Naturalmente isso não é verdade. Sexo só é restrito na gestação por recomendação médica. Fora isso, sexo na gravidez não prejudica e nem machuca o bebê. Lembre-se que o bebê está envolvido pela placenta.

Sexo do bebê! Barriga redonda é menina e pontuda é menino – Mito! Não existe isso de o formato de uma barriga indicar um ou outro sexo. O formato da barriga tem (única e exclusivamente) associação com a composição física da mulher. Portanto, não! Barriga redonda não quer dizer que é menina! Esqueça isso!

Quando o bebê é cabeludo a mãe tem azia – Mito! A azia é causada pela pressão que o útero faz no estômago. Essa pressão gera um refluxo do ácido do estômago, que causa a azia. Não tem nada (nada mesmo) a ver com a quantidade de cabelo que o bebê tem.

Água quente a gravidez relaxa a mulher – Mito! Mais que isso, um mito perigoso! Esqueça banheiras e saunas (por muito tempo) na gestação. Vocês sabia que o calor da água ou da sauna estimulam a vasodilatação dos vasos! Isso mesmo. E essa vasodilatação pode levar a uma hipotensão arterial que, por sua vez, prejudica o transporte de sangue para o bebê.

Ficar em jejum para diminuir o enjoo – Mito! Não é verdade! Aliás, diferente disso, a gestante precisa se alimentar mais vezes e em menos quantidade, para aliviar a sensação de enjoo.

Não esqueça: converse tudo com o seu médico. Tire dúvidas, fale sobre mitos e verdade e tudo mais o que você quiser. Informação é muito importante nessa fase!