A influência da decoração na vida

Falar em decoração é falar em informação e estimulo visual. E “somente” por nos estimular, a decoração já exerce forte influência em nosso comportamento. Agora, quando pensamos nesse poder da decoração fica fácil imaginar que, se ela mexe com adultos, imagine so com os pequenos, que são muito mais sensíveis que nos.

Para começar, vamos lembrar que os estímulos mexem com todos os nossos sentidos que por sua vez definem muitas das nossas experiências. E se a decoração traz estímulos visuais e é capaz de nos despertar sensações, é preciso cuidar das escolhas quando pensamos em decorar o quarto de um bebê. Os pequenos acabaram de chegar e estão tentando se adaptar a tudo que não existia na barriga da mãe: barulhos excessivos – agitação – movimentos e estímulos frequentes. E por isso mesmo,  esse bebê precisa de um lugar que transmita calma – tranquilidade e conforto para que ele se sinta seguro o tempo todo.

A psicologia ambiental – que estuda a relação do indivíduo com o ambiente em que vive e como ele é influenciado por esse ambiente -,  diz que o comportamento humano é alterado de acordo com o local em que ele se encontra.  Ou seja, se você está em um espaço com características sombrias,  seu comportamento sera diferente de quando você estiver e um parque,  por exemplo. Portanto; cada escolha envolvendo um ambiente – desde o material usado ate as cores e texturas, é importante. Aliás,  o material,  as cores e texturas aplicadas em um projeto,  fazem toda a diferença na sensação de bem estar e conforto para os pequenos. O ideal é dosar bem a quantidade de informação visual, para que o bebê não fique irritado e até apresente dificuldades de dormir e ansiedade.

Para acertar na decisão, prefira cores relaxantes e mais quentes, materiais como a madeira que trazem aconchego e conte com um bom projeto de iluminação, que torna o ambiente confortável. Outro fator que influencia bastante em um projeto é a personalização dele sabia! Isso porque a personalização reflete os pais (no caso do quarto do bebe) seus estilos e personalidades. O lugar ganha uma personalidade e tem sua propria energia.

Além de gostoso e calmo um quarto de bebe precisa ser prático e funcional. E quando falamos e praticidade e funcionalidade, é porque essas características também contribuem para o conforto e tranquilidade,  evitando muita movimentação desnecessária tumulto extra e etc.