Como dar banho no bebê

Não existe um casal que chegue em casa com o bebê, dominando todas as novidades que vem junto com o “pacotinho do amor” :). Tudo é novo e o bebês tem muitas necessidades especiais, especialmente nos primeiros meses de vida. Uma das tarefas que gera medo e insegurança nos pais é dar banho. Afinal, o pequeno é tão frágil e delicado que nada pode dar errado. Os medos são naturais e fazem parte, mas a gente tem mesmo é que driblar um a um!

O primeiro banho é quase sempre cheio de ansiedade e é assim mesmo! Apesar de na maternidade sermos orientadas por enfermeiras, fazer sozinha é outra coisa. Mas com algumas dicas rápidas, esse momento será mais fácil e seguro.

O mais importante é lembrar que a hora do banho fortalece muito o vínculo do bebês com os pais. É aquela hora que você brinca com ele, conversa e enche ele de amor e carinho através do toque. Além disso, são fundamentais para um banho gostoso:

Temperatura da água – a pele do bebês é super sensível e por isso a água tem que ser morna. A temperatura ideal para o banho é entre 36 e 37 graus. Se você também tem dúvida sobre a quantidade de água que deve colocar na banheira, a resposta é: encha a banheira o suficiente para cobrir até o ombro do pequeno.

O banheiro – feche janelas e portas porque corrente de ar é um perigo para os recém nascidos. Mantenha o banheiro quentinho e deixa à mão toalha (prefira os modelos com capuz, que protegem mais o bebê) e fralda. Se você tem aquela banheira que vem com o trocador em cima (na tampa), o ideal é secar o pequeno ali mesmo e já colocar a fralda (para evitar incidentes logo depois do banho)!

A posição do bebê -a hora mais tensa é sempre como segurar o bebê para ele não escorregar. Você pode simplesmente apoiar o pescoço do bebê no seu antebraço e usar a outra mão para dar o banho. Além disso,  outra ideia é ter uma rede própria que fica presa às laterais da banheira para segurar o bebê. É como se ele estivesse deitado em uma rede mesmo, seguro e confortável. Assim, você usa as duas mãos para dar o banho.

Produtos para banho – converse com o pediatra, mas não esqueça que os bebês não precisam de nada além de água morna, sabonete e shampoo infantil. Prefira sempre os produtos neutros que evitam alergias e irritações.

Cuidados especiais – cuidado máximo com água nos ouvidos e nos olhos. O ideal mesmo é não deixar entrar água nos ouvidos!