Inicialmente você pode estar se perguntando por que precisa de um espaço reservado somente para isso. Hoje vamos deixar claro não só como organizar o trocador, como também por que é importante ter espaço dedicado só para ele!

Qual a importância de ter uma área para o trocador?

A área do trocador (geralmente alocada acima da cômoda do quarto) serve para facilitar o momento das trocas do bebê, pois dessa maneira é possível deixar tudo que você precisará usar nesse momento a mão e com o máximo de fácil acesso possível. Engana-sem a mamãe que pensa que trocar o bebê seja algo tão prático e tranquilo. Muitas das vezes seu bebê pode estar agitado naquele momento ou desconfortável por cólicas, o que dificulta esse processo que pode ser fácil em algumas das vezes e difícil em outras.

O que compõe essa área

Para organizar o trocador, primeiramente será necessário separar o espaço para ele, no caso recomendamos que seja acima da cômoda do bebê, pois ela oferece um amplo espaço e se tiver uma altura adequada, também não prejudica a postura da mamãe ou de quem estiver utilizando.

Com um espaço definido, é necessário definir os itens que você precisa ter ali para compor essa área. São eles:

O trocador de bebê

Se atentar para trocadores que possuem capa plástica pois são mais fáceis de higienizar e se os mesmos possuem enchimento que garantirá o conforto adequado para acomodar o bebê.

Kit higiene e bandeja

Importante para manter alguns itens com fácil acesso, como: pomadas, tesourinhas, bolinhas de algodão, entre outros itens pequenos. Geralmente são vendidos em louça ou em caixinhas, e alguns acompanham a garrafa para a água morna.

A bandeja também costuma acompanhar os kits, porém algumas são vendidas separadamente. Sua função é alocar o kit higiene não só por uma questão de organização, mas como também para evitar derrubar alguma das caixas ou vasilhame.

Porta-fraldas

O porta-fraldas é um item que compõe o enxoval do bebê. Desenvolvido em algodão, pode possuir bolsões e pequenos outros bolsos que comportam fraldas e toalhinhas que também precisam estar por perto nesse momento.

Como organizar o trocador

Com todos os itens importantes e que não podem faltar nessa área, agora vamos separar algumas dicas de como organizar o trocador:

  1. Instale o porta fraldas acima da cômoda

Com o auxílio de uma prateleira com varão ou com puxadores instalados na parede, você pode amarrar seu porta-fraldas no suporte ou nos puxadores. Com ele instalado na parede da frente fica prático e fácil pegar as pomadas e fraldas.

  1. Disposição dos itens

Em cima da cômoda, o ideal é posicionar o trocador de forma lateral de maneira que não fique partes fora da cômoda. Isso por que com o uso frequente o plástico cria uma aderência na cômoda que faz com que ele deslize pelo móvel. Com o trocador fixado, ao lado alocamos o kit higiene.

O kit higiene costuma ficar ao lado do trocador mantendo com fácil acesso algodão, cotonetes, tesourinhas e a garrafa com água morna para facilitar a higienização.

Essa é uma área muito importante no quarto de bebê, logo a necessidade de saber como organizar o trocador se faz presente! Um cantinho bem organizado facilita no dia a dia de mãe e filho(a) como também proporciona conforto e segurança para esse momento que pode ser tão especial e único para a família.

 

Quer saber mais dicas? Não deixe de se inscrever para ficar por dentro de todas nossas novidades!