Depois que o neném nasce é super natural a mamãe focar só nele. Maaaaaas, não é só ele que precisa de cuidados depois do parto, você também precisa se recuperar bem e prestar atenção na sua saúde e no seu bem estar!!! Aí vem aquela pergunta que todas conhecemos: Mas, quando fazer isso, se o bebê demanda tanto do nosso tempo?  Respostas fáceis: entre uma mamada e outra, quando o bebê tirar um cochilo, entre um banho e outro. Ou seja, todas as vezes que você encontrar um espacinho, você pode e deve prestar atenção nas suas necessidades também! Até porque, uma mamãe feliz e satisfeita é uma mamãe muito mais legal e paciente com o bebê, certo? =)

As mulheres são fortes, guerreiras e firmes sim, mas passar por um processo tão delicado como o parto não é fácil não! Não importa se você fez parto normal ou cesária… todas necessitam de cuidados super especiais depois! Mais ainda as mamães que fizeram cesárea – que é considerada uma cirurgia de grande porte, com todos os riscos que acompanham uma operação.

Mas, afinal, de que cuidados estamos falando? Vamos lá:

Alimente-se MUITO BEM
E ninguém está falando de quantidade, mas sim de qualidade – e de preferência muita!! Não pule refeições, prefira os alimentos saudáveis e evite gorduras! Uma alimentação equilibrada garante uma disposição extra!

Beba muita água
Ajuda seu corpo no restabelecimento, te mantém hidratada e ainda dá uma força na produção de leite.

Descanse
Sempre que puder. A carga horária de quem tem filhos é pesada e a demanda só aumenta.
Tem um tempinho? Já para cama ou para o sofá repor as energias!

Carregar peso? Esqueça.
Você acaba de dar a luz, então esqueça carregar peso. O peso máximo permitido para a mamãe carregar nas primeiras semanas é o peso do bebê!

Sangramentos e cicatrização
Fique de olho em ambos e qualquer dúvida, recorra ao médico imediatamente.
Sangrou demais? Ligue para o médico. A cicatriz está expelindo líquido, doendo ou com sangue? Ligue pro médico. – ficar de olho na situação das mamas;

Sabemos que a rotina com um bebê novinho em casa é bem intensa e desgastante. Não vai ser fácil encontrar um tempinho só para você, mas é muito, muito, muito importante que você se concentre e use toda sua força para isso acontecer. Se cuidar neste momento pode prevenir vários probleminhas que podem aparecer depois deste período como: diabetes, enxaquecas, varizes, baixa estima!

Vixi!! Xô pra lá, baixo astral!!!