Dicas para escolher a primeira escola

escolher a primeira escola sempre gera dúvidas e inseguranças nos pais e nada mais normal do que isso afinal, é na escola que eles passam muitas hora do dia aprendendo e se desenvolvendo. Por isso, separamos dicas para escolher a primeira escola com calma e segurança! Dá uma olhada:

Faça um check list 
A primeira pergunta que você deve se fazer é: o que eu espero da escola? Coloque nessa lista todos os tópicos fundamentais e que te deixam segura. Por exemplo: quero uma escola com bastante espaço, com sistema de ensino construtivista (ou qualquer outro), que ofereça refeições, que tenha ensino religioso (ou não), etc. Com essa lista pronta e em mãos, você começa a visitar escolas e ver quais delas estão de acordo com a sua expectativa.

Visite muitas escolas
Não tenha preguiça de visitar várias escolas. Mesmo que você encontre uma escola que esteja dentro das expectativas de primeira, visite outras. Especialmente no primeiro filho, a gente não tem muita noção para comparar e por isso, visitar vários modelos é importante!

Tire todas as suas dúvidas
Na hora da visita, faça todas as perguntas que deseja. Outra boa ideia é conversar com pais que tenham filho na escola. Peça opinião, pergunte do dia a dia… dá muita tranquilidade conversar com quem já tem a experiência no ambiente!

A criança precisa conhecer o espaço 
Antes de tomar a decisão final, ainda que você tenha amado, é importante ouvir a criança (se ela já tiver condições de opinar!). Leve-a na escola, deixe-a conhecer os espaços e pergunte a opinião!

Investimento
Outro fator importantíssimo é sobre o investimento que se faz na escola. Uma escola cara não significa uma escola com ensino de qualidade. Portanto escolha uma escola que tenha bom custo-benefício.

Hora
Se pai e mãe trabalham fora outro item que faz a diferença é o horário de funcionamento da escola. Boa parte das escolas cobram taxas extras para a criança ficar na escola até “mais tarde”. Não deixe de verificar se o lugar atende sua necessidade!

Com esses cuidados essa escolha será mais fácil e segura! Pode ficar tranquila!