Dicas para o bebê relaxar

Nem sempre os dias são só de alegrias e muitas vezes o bebê fica irritado, agitado, incomodado com diferentes (e novas sensações) situações. Primeiro são as cólicas, muitas vezes gazes, as vacinas, depois o nascimento dos dentinhos… São várias as situações onde o bebê fica tenso e nervoso. Nessas horas, por mais que a gente sofra junto (e como a gente sofre!!) nosso papel é de tentar ajudar o pequeno a relaxar e voltar para o normal, mais calmo. Mas, como fazer isso nesses momentos difíceis? Algumas ações até simples, do dia a dia, podem ajudar o bebê a se acalmar e relaxar, como:

Banho morno – é tiro e queda! Em 5 minutos, em contato com a água, o pequeno já começa a ficar mais tranquilo. Se ele já fica sentado na banheira, uma boa massagem com óleo de bebê, durante o banho, é infalível.

Música calma – ligue um som baixinho, diminua as luzes e fique com ele. Escolha uma trilha tranquila, calma e espere que ele se deixei acalmar. Os bebês são sensíveis, funciona muito bem!

Coloque no peito – se ele ainda é amamentado, uma boa dica é oferecer o peito. É algo que costuma acalmá-los de imediato. O cheiro da mãe, a chupeta…

Roupas confortáveis – faz diferença sim, estar com roupas confortáveis!

Objetos de transição – se o seu filho usa uma naninha, uma fraldinha, uma chupeta com fralda amarrada.. não importa o que seja, mas se ele usa, entregue para ele nos dias ruins. Esses objetos de transição dão suporte emocional a eles quando estão se sentindo inseguros! É um afago no coração!

Ajude seu filho com o que for necessário nesses momentos conturbados. Eles não sabem lidar com as emoções e estão aprendendo muitas coisas e lidando com diferentes estímulos o tempo todo. Se os adultos já ficam confusos com tanta coisa, imagine só eles!