O que é dor de crescimento?
A dor de crescimento é mais normal do que muitas de nós imagina. Mas, não precise se preocupar tanto, porque com pequenas ações, você pode minimizar bastante o desconforto da criança!

A dor de crescimento é uma dor frequente e que tem esse nome porque diz respeito
ao desenvolvimento físico das crianças. É mais comum entre 3 e 8 anos e estudos dizem que de 5% a 15% da população infantil sente a dor de crescimento ao menos uma vez na vida. As partes do corpo mais afetadas são membros inferiores (panturrilha, coxas e joelhos) e em alguns casos a criança pode sentir desconfortos nos braços.
Não existe ao certo uma causa para essa dor, mas existem possibilidades. Duas teorias dizem que a dor do crescimento acontece porque nossos ossos crescem mais rapidamente que os músculos e tendões, gerando tensão e dor. A segunda teoria acredita que como as crianças não param um minuto, a dor de crescimento é uma fadiga muscular.

Os sintomas costumam aparecer no fim da tarde, mais para noite, que é justamente quando os músculos esfriam e relaxam. Nos casos mais agudos, pode acontece até da criança acordar no meio da noite chorando de dor! Por isso, se acontecer com seu filho, não pense que é manha! Um estudo do Instituto da Criança do Hospital afirma que o amparar a criança, tem eficácia em 80% da crises.
Portanto, na hora em que ele reclamar da dor, procure tentar ajudá-lo: um abraço, uma conversa, massagens e bolsa de água morna são muito eficientes. Há casos em que a criança é encaminhada para atividades como alongamento e natação, pois são exercícios de baixo impacto e que trazem alívio. o impacto. Medicamentos só são ministrados nas crises muito intensas.