Os impactos dos eletrônicos para os pequenos

Ano passado, um estudo da Unicamp, revelou com clareza os impactos dos eletrônicos para os pequenos. E a partir dese estudo, estabeleceu alguns fortes motivos para que as crianças só tenham acesso liberado aos eletrônicos, depois dos 12 anos. Claro que devemos levar em consideração as vantagens que os eletrônicos e a tecnologia no geral trazem para a nossa vida. Mas, o uso para as crianças, precisa ser controlado!

Crescimento acelerado do cérebro
Para quem não sabe, o cérebro cresce até o fim da adolescência, quando completamos 21 anos. Até esse momento, o crescimento cerebral é constante. Nas crianças esse crescimento e desenvolvimento estão associados a quantidade de estímulos que o pequeno recebe. Por isso, a exposição exagerada a tecnologias gera problemas como déficits de atenção, dificuldade de aprendizagem e até alterações no comportamento como ansiedade e agressividade.

Atrasa o desenvolvimento físico
A aprendizagem e o desenvolvimento infantil acontecem muito através das experiências da criança e da observação dela diante do mundo. Quando estão imersos em aparelhos eletrônicos, não existe experiência real: tocar, mexer, engatinhar, vivenciar e explorar o mundo como deve ser. Dentro desse cenário, é cada vez mais comum termos crianças com o desenvolvimento físico atrasado, porque ficam entretidas com aparelhos. Além disso, uma das consequências desse atraso físico é a obesidade.

Alterações no sono
A tecnologia também tem impacto direto no sono porque aquela luz azul dos aparelhos estende a nossa sensação de estar de dia. O resultado é o cérebro em constante estado de alerta, diante dos eletrônicos. Fica impossível relaxar! E se faz mal para os adultos, imagine só para crianças. Crie o hábito de dar um livrinho na mão deles antes do sono. É infinitamente melhor!

Transtornos mentais
Segundo a Universidade de Bristol, estudos apontam que, de fato, existe uma relação entre o uso excessivo de eletrônicos e o aumento de casos de depressão infantil, transtorno do apego, ansiedade e até transtornos bipolares.

Dependência
Sim, existe dependência e vício sobre os aparelhos eletrônicos sim. A solidão e a introspecção que a tecnologia trazem faz com que as crianças fiquem afastadas de seus pais e busquem apego naquilo que faz bem a elas.

Ninguém está ignorando ou escondendo as vantagens da tecnologia e os aparelhos atuais. O que é importante é encontrar o equilíbrio e só liberar o acesso quando eles já tiverem discernimento. =)