A partir de hoje, uma vez por mês, a Doutora Ana Claudia Branco escreve aqui no blog da Lilibee!
E para estrear essa coluna especial, que tal falarmos sobre a hora de levar a criança ao dentista?
Dá uma olhada nas dicas e informações importantes que ela nos deu:

A primeira visita ao dentista deve ser feita por volta dos 6 meses de idade ou assim que irromper o primeiro dentinho. Mas o correto seria fazer uma visita ao dentista junto com a primeira visita ao pediatra, para ter acesso às primeiras orientações de como cuidar da saúde bucal do bebê de 0 a 6 meses. Durante essa fase, devemos higienizar a mucosa bucal do bebê com uma gaze ou fralda de pano umedecida em água filtrada ou fervida. Assim, o bebê se familiariza com a manipulação da região bucal, além de manter uma microbiota benéfica à boa saúde bucal, removendo o excesso de leite da gengiva.

O momento de introduzir a escova dental é assim que aparecer o primeiro dentinho. Esse processo deve ser feito naturalmente e lentamente. É interessante deixar o bebê brincar um pouco com a escova, sempre com supervisão.

Para despertar o interesse dos pequenos para esse momento importante dos dias, a dica é transformar o momento em algo divertido. Além de usar escovas e fio dentais próprios para a idade, com gosto especial e coloridos, os pais também podem cantar musiquinhas ou contar histórias sobre os dentes.
Na hora de escolher a escova, a ideal para o bebê deve ter cerdas macias, cabeça pequena e de punho grande.
Quem sempre fica na dúvida sobre o creme dental, com as novas pesquisas realizadas sobre o assunto, a recomendação é usar pasta dental COM flúor assim que irromper o primeiro dentinho. O mais importante é a quantidade de pasta que deve ser do tamanho de um grão de arroz dos 6 meses aos 3 anos e do tamanho de uma ervilha dos 3 anos em diante. Enquanto a criança não cuspir é interessante limpar o resto de espuma com uma fralda de algodão para que ela não engula! Outro cuidado é nunca deixar a criança brincar com a pasta dental.

O uso do fio dental pode começar assim que irromper o primeiro dentinho, ou seja, por volta dos 6 meses. A criança poderá conseguir fazer isso sozinha com 3 ou 4 anos de idade. Mas é importante que um adulto passe novamente até os 6 anos, quando ela terá coordenação motora suficiente para fazer corretamente.

Além disso, é relevante a criança ter o exemplo em casa, observar os pais escovando os próprios dentes e usando o fio dental!