O que é o quarto montessoriano? Confira!

Decorar o quarto do bebê é uma das etapas mais gostosas para os papais. Alguns momentos e lembranças serão eternizadas naquele ambiente: os primeiros passos, as brincadeiras e o sono tranquilo depois de um dia de descobertas. Aliás, é justamente para estimulá-las que pediatras, pedagogos e pais têm apostado na elaboração de um quarto montessoriano.

Quer conhecer mais sobre o método Montessori e quais os benefícios dele para o desenvolvimento do seu bebê? Acompanhe o que preparamos a seguir!

O que é o método Montessori?

O método educacional foi criado em 1907 pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Ela tinha o propósito de facilitar o aprendizado de crianças portadoras de deficiência mental e, aos poucos, percebeu que seus conhecimentos em pedagogia poderiam ir além da psiquiatria e ajudar outras crianças também.

Trabalhando em escolas de periferia, Maria percebeu que seu método de autoeducação poderia estimular o aprendizado do público infantil em diversos contextos, instigando a autonomia, a independência e a iniciativa das crianças.

Quais são os princípios básicos do método montessoriano?

No método montessoriano, o ambiente deve oferecer elementos posicionados na altura da criança e que estimulem o conforto, a autonomia e o desenvolvimento de maneira segura no quarto de bebê.

Além disso, os elementos devem respeitar e seguir os interesses e necessidades do indivíduo, fazendo com que eles abram possibilidades para diferentes rotinas pela casa. Molhar as plantas, organizar os brinquedos, servir a comida, entre outras atividades que seriam vistas como meras obrigações passam a ser mais instigantes para as crianças e dialogam com o universo delas.

O uso das mãos é estimulado no método Montessori, bem como o zelo ao que é de uso comum e o respeito aos períodos de concentração. “Ajuda-me a fazer sozinho” é a máxima desse sistema.

Assim, aos poucos, as crianças se sentem à vontade para explorar o mundo! No quarto Montessori, a exploração do ambiente e de suas habilidades para interagir com ele são estímulos oferecidos em um ambiente controlado e seguro.

Aliás, por esse motivo, é preciso planejar o layout do quarto pensando no conforto, nos estímulos e na segurança.

quarto montessori menina

Como montar o quarto seguindo o método montessoriano?

Seguindo as orientações do método desenvolvido por Maria Montessori, a mente nunca deve receber mais do que as mãos podem alcançar.

Em outras palavras, os estímulos devem acontecer de forma interativa, pois será a partir do contato e manipulação dos objetos que os bebês exercitarão sua mente e raciocínio.

Considerando esses aspectos, as práticas do método Montessori começarão a ser vivenciadas a partir do terceiro ou quarto mês de vida do bebê. Isso não impede, porém, que o ambiente seja planejado com as premissas montessorianas desde sua concepção.

Para que isso aconteça, a orientação de uma equipe profissional e especializada, aliás, é fundamental. Ela poderá ajudar na escolha dos móveis, disposição etc.

Outro ponto importante de contar com lojas e profissionais especializados se dá sobre o desenvolvimento de um quarto que seja adaptável conforme o bebê cresça, demandando outros estímulos. Ou seja, além de garantir que o quarto tenha o conceito Montessori, tal ajuda também pode garantir que sua decoração tenha vida útil mais prolongada, seja pela sua aplicabilidade, seja pela qualidade dos móveis selecionados.

Tendo isso em mente, confira abaixo outros pontos importantes para a elaboração do quarto montessoriano.

Escolha uma cama montessoriana

Se a ideia é que a criança tenha autonomia em um ambiente seguro, uma cama baixa, que permita que ela deite e se levante sozinha, é essencial.

As primeiras experiências na cama montessoriana, quando o bebê já estiver dando seus primeiros passos e engatinhadas serão, inclusive, mais seguras considerando que, caso desequilibrem, não sofrerão grandes quedas.

Camas montessorianas bem planejadas também são quentes e confortáveis, outra preocupação das mães. Eles podem ser construídas com a estrutura de madeira habitual ou terem o colchão duplo, evitando a friagem do chão nos dias de inverno.

quarto montessori menino balão

Coloque tapetes interativos

Tapetes, aliás, também podem ajudar a manter o clima gostoso e confortável do quarto. Porém, como todos os elementos do quarto Montessori, também precisam garantir um estímulo seguro.

Dessa forma, escolha aqueles que sejam antialérgicos e tenham estampas e imagens que possam atrair a atenção das crianças — padrões de cores alternadas, texturas e imagens.

Todos esses elementos ajudam nos estímulos sensoriais e são ótimos quando coordenados com o papel de parede e o restante da decoração do ambiente.

quarto montessoriano tapete interativo

Crie uma brinquedoteca ao alcance da criança

Brinquedos servem para divertir as crianças e promover aprendizados durante esse momento de descontração.

Por isso, devem estar sempre fáceis de serem acessados pelas crianças. Prateleiras de fácil acesso com uma seleção de brinquedos educativos e apropriados para cada faixa etária são uma ótima solução.

Esse estilo funcionará como uma brinquedoteca. Contudo, para que eles realmente atraiam a atenção da criança, é importante promover um revezamento daqueles que ficarão disponíveis para a brincadeira ou não. Assim, não é preciso ter milhares de brinquedos que rapidamente serão esquecidos.

Coloque um espelho na altura da cama

Espelho na altura da cama, e claro, bem fixado para evitar acidentes. Eles são fundamentais para que o bebê perceba seus movimentos, outras partes de seu corpo e, também, para que ele e sua mamãe compreendam que não são apenas um, mas dois seres que estão separados.

Essa informação pode parecer óbvia para nós, adultos, mas é um aprendizado importante para os bebês. Além disso, o espelho à sua altura também oferece uma das imagens que a criança mais gostam de observar: o rosto humano.

Isso aumentará suas capacidades sociais, permitirá que ele perceba diferentes feições e se divirta muito ao observar seus movimentos.

quarto montessoriano espelho

Aposte nos nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras ajudam a organizar o ambiente e a controlar o oferta de brinquedos para as crianças, então é importante que alguns deles também estejam à altura delas.

Revistas, livros, brinquedos e outros objetos que puderem ser manipulados pelas crianças e promoverem descobertas são sempre bem-vindos nesse caso.

Quais são os benefícios de um quarto montessoriano?

Com algumas adaptações simples e cuidados na escolha da mobília, os pais proporcionam condições mais férteis para o crescimento da criança.

Estimula a autonomia

O grande benefício do quarto montessoriano é a autonomia concedida à criança. Afinal, os móveis e artigos são totalmente acessíveis a ela, sem que isso prejudique a segurança. Dialogando com os interesses dos pequenos, o quarto torna-se uma porta de entrada para o mundo, para explorar o espaço, estimulando o processo de descoberta.

Não deixa que o bebê caia na rotina

O método montessoriano recomenda que os brinquedos estejam dispostos de forma que a criança possa brincar com eles à vontade. Para não trazer monotonia, especialistas indicam que os brinquedos passem por um rodízio, sendo trocados a cada 15 dias.

Porém, é preciso ter calma: você não tem que comprar novos artigos sempre! Basta guardar parte dos brinquedos em um guarda-roupa na altura da criança e deixar a outra parte disposta em prateleiras e mesinhas propícias para os olhos curiosos.

quarto montessoriano

Proporciona o reconhecimento

Um quarto montessoriano busca instigar os interesses da criança e também os processos de autodescoberta. Há diversos mecanismos para isso e um deles, como já ressaltado é colocar um espelho à disposição e na altura da criança.

É seguro

Com o objetivo de colocar os elementos ao alcance da criança, um quarto montessoriano deve contar com uma série de mecanismos de segurança para o bebê brincar despreocupado. Por isso, os móveis não recebem quinas e nem elementos com vidros. A cama, por exemplo, é baixa. Tomadas são protegidas e dificilmente pregos são utilizados.

Com algumas adaptações na decoração e na disposição dos móveis, o método Montessori instiga a curiosidade das crianças, tornando-as mais autônomas para explorar o mundo e descobrirem mais sobre si mesmas. Uma verdadeira lição da pedagogia no desenvolvimento de ambientes para o público infantil!

Pensar em como tais metodologias e estímulos podem ajudar no desenvolvimento dos bebês e crianças também é muito prazeroso, não é mesmo? Depois de montar um quarto montessoriano e entrar nesse universo, nunca mais olhará o mobiliário e objetos com os mesmos olhos.

Você tem estudado outras metodologias e formas de estimular seu filho? Comente aqui com outras mães quais são e também suas vantagens.


Por | 2019-05-15T18:15:49+00:00 15 de Janeiro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Designer de produtos, administradora de empresas e mãe da Julinha e do Rafa. Em 2011, fundou a marca Lilibee pensando em soluções bonitas, funcionais e exclusivas. Sempre com o propósito de ajudar outras mães a terem o quarto dos sonhos.

Em sete anos já conta com mais de 3.500 projetos completos de QUARTOS DE BEBÊ E CRIANÇA, além de mais de 4.500 itens disponíveis para venda nas 5 lojas da rede.

Deixar Um Comentário