Sintomas de gravidez

Nem sempre a gente corre para a farmácia ou para o médico, para ter certeza daquilo que estamos desconfiada: uma gravidez! Sendo planejada ou não, a hora da notícia e os primeiros sintomas sempre geram uma ansiedade diferente, um frio na barriga mais intenso.

Alguns sintomas são os mais comuns e que costumam despertar o nosso radarzinho interno! Dá uma olhada nos sintomas de gravidez:

Atraso menstrual – é o mais famoso sintoma e já deixa as mulheres mais atentas!

Sono
– é sem fim! Quanto mais a gente dorme, mais quer dormir. É um soninho tão arrebatador que a gente dorme onde está, sem a menor preocupação.

Xixi sem fim – de repente, você começa a perceber que está fazendo muito xixi. Toda hora, vontade de fazer xixi! Bebendo água ou não, vontade de fazer xixi! Normal, viu! E esse sintoma é ainda pior nos primeiros meses e depois, nos últimos três meses da gestação. Essa vontade acontece porque no começo da gravidez, o organismo sente as mudanças hormonais e de metabolismo. Já no fim da gravidez, a vontade de fazer xixi acontece porque o útero comprimi a bexiga, reduzindo seu espaço! Haja vontade de ir ao banheiro, viu! Uma consideração importante: ao menor sinal de dor para fazer xixi, avise seu médico. Infecções urinárias na gestação são perigosas!

Enjoos – eles são comuns no primeiro trimestre da gestação e não deve assustar! É um tremendo incômodo, mas não se preocupe que logo passa. Normalmente esse sintoma some depois da 18ª semana de gestação. Existem alguns estudos que tentam explicar as náuseas na gravidez. A mais comum delas diz que a náusea é uma reação do corpo ao mais importante hormônio da gestação, o HCG. Se você já está nessa fase, nós já demos dicas para minimizar os enjoos AQUI!

Fome e vontades diferentes – você pode achar que desejo de gestante é mimimi, mas não é! É tudo culpa da quantidade de hormônios e de todas as transformações pelos quais nosso corpo passa. Resultado: paladar e olfato são alterados, gerando desejos “bizarros”

Seios inchados, doloridos e bicos escuros – mudanças nos seios também são fortes sintomas de gravidez. Os bicos escurecem por conta do aumento dos níveis de hormônios que estimulam os melanócitos, produtores da melanina, o pigmento da pele. Essa escurecida na pele dá justamente  nas regiões mais pigmentadas do corpo como as aréolas, órgão genital, axilas…

Leu e ficou mais desconfiada ainda? Já pra farmácia! =))