Cuidado ao escolher as cores do quarto do bebê
Logo que começamos a pensar na decoração do quarto do bebê, um dos primeiros pensamentos é sobre a cor. Que cor usar? E quem ama as cores mais fortes? Pode apostar nelas para decorar um ambiente infantil?
Vamos por partes! A escolha das cores das paredes (seja porque serão pintadas ou a cor do papel de parede) precisa de um cuidado especial: não tornar o quarto um lugar pesado e cansativo.
É importante não esquecer que os pequenos são muito sensíveis e portanto, influenciados pelas cores. Segundo a cromoterapia, as cores exercem influência no sono, no apetite e na sensação de segurança.
Por essa razão, não se trata de poder ou não usar uma cor mais forte. Poder, pode. Mas pode com cuidado, sempre buscando um equilíbrio que resulte em um quarto harmônico. Para ter um resultado equilibrado, a dica é combinar tons, considerando que as cores são divididas em ativas, passivas e neutras.
Por exemplo: não dá para ter uma parede na cor preta, mas você pode optar por um papel de parede que tenha detalhes em preto. É possível também usar cores frias como o cinza, desde que estejam combinadas com cores mais quentes como o rosa ou o laranja.
As cores mais usadas e seus significados são:
Amarelo – a cor do sol e da vida reflete a luz, mas não pode ser usada sozinha em um ambiente todo, porque ela aumenta bastante a energia, podendo gerar frustração e ataques de raiva. Combinado com tons terrosos e neutros que diminuem a força do amarelo. Os tons mais pálidos dessa cor, segundo estudos, auxilia na concentração.
Verde – É considerada a cor do equilíbrio, sabia? Pois é! E justamente por isso, ela não é categorizada nem como quente e nem fria. Estimula a concentração e o foco, transmite conforte, segurança e estabilidade e é de fácil combinação.
Azul – Apesar de ser uma cor associada com a serenidade e a tranquilidade, o azul precisa de cuidados. Os tons escuros podem causar angústia, melancolia e tristeza nos bebês. O segredo para usar bem o azul escuro é combiná-lo com cores mais claras e neutras. Já o azul claro é mais frio e por isso, não deve ser usado como cor predominante em quartos que tenham pouca iluminação natural. Outra dica é usar o azul claro com tons de rosa e amarelo.
Vermelho – Cor quente que, quando usada de forma correta, serve de estimulante para os pequenos. Combiná-la com tons de branco, cinza e bege vai super bem! E se o quarto for bem clarinho, experimente um abajur vermelho ou acessórios com a cor. Ela aquece o ambiente.
Branco – Representa a calma e a limpeza. Também é a cor com poder de ampliar um ambiente. No entanto, o branco não exerce nenhum estímulo e isso, para os bebês, também não é o ideal. O branco vai super bem na decoração, mas preciso estar coordenado com outras cores que tragam mais alegria ao quarto.
Rosa – A cor de amor e a mais escolhida entre os pais de meninas! Vai bem desde que em tons claros. O rosa muito forte (tons como o pink) tem o mesmo poder do vermelho: cansa e irrita. Portanto, os tons claros são mais recomendados. Se quiser usar os tons mais fortes, experimente móveis coloridos e paredes claras. Você encontra o equilíbrio e o ambiente fica charmoso e acolhedor.
Abuse da criatividade, procure um profissional que possa te ajudar e não tenha medo! Combinar cores é um exercício delicioso e quando estiver tudo pronto, você vai ver como valeu a pena!
Até a próxima, meninas!