Uma pergunta muito comum entre as mães é: qual o melhor momento de mudar do berço para a cama? Para começar a respondê-la é fundamental dizer que não há regras e nem tampouco certo e errado. Cada criança tem seu tempo e ele deve ser respeitado acima de tudo!

VEJA MAIS!

VEJA MAIS!

Os primeiros sinais de que a hora da mudança chegou, vem da própria criança e, o mais comum deles é o bebê começar a sair do berço toda a hora. Começa assim mesmo: ele tenta escalar a grade, passar a perninha, colocar o corpo para fora… Geralmente, esse indício sugere que a troca é necessária, até por segurança. E normalmente, quando as mães percebem isso, vem a outra pergunta: mas, como levar o bebê do berço para a cama sem problemas?

Algumas dicas farão esse momento inesquecível e único:

– Antes de tudo, converse!
Em alguns casos a hora de ir do berço para a cama chega, mas a criança tem dificuldade de aceitar. Então, antes de qualquer outra coisa o ideal é conversar com seu filho, explicando os motivos da mudança. Aproveite essa conversa para dizer que ele está crescendo, ficando grande, independente, que vai poder sair da cama sem problemas e o melhor de tudo: vai fazer tudo isso em segurança! Como todo mundo sabe que as crianças adoram “ser grandes”, esse é um caminho que funciona e apresenta a mudança como um enorme passo!

– Envolva a criança
Uma das coisas que faz essa mudança muito divertida é o envolvimento da criançada nas decisões! Escolher a cama nova, alguns lençóis e almofadas pode ser super legal para eles, que costumam ficar bem animados com tantos presentes! Deixe que ele participe de tudo e o processo será muito mais tranquilo!
No caso de você ter escolhido um berço que vire mini cama, mantenha as dicas! Deixe a criança ver a transformação, compre lençóis novos e abuse das almofadas decorativas! Pronto! Assim ele terá uma nova cama!

– Lembrete: a grade
Junto com a cama é necessário ter uma nova grade! Não se esqueça que a criança está acostumada com a segurança do berço, que a impede de cair. Para seguir com essa importante sensação de segurança, coloque o item! Não deixe de enfatizar que a grade vai segurá-la, mas nunca impedir que ela saia da cama!

– Vá devagar com a mudança!
Se no primeiro momento, seu filho pareceu aceitar bem a troca, ótimo! Caso contrário, uma boa dica é você iniciar a mudança aos poucos. Não tire o berço do quarto sem ele ver, “no susto”. Permita que ele acompanhe e que até, ajude na decisão sobre o que fazer com a antiga caminha! O berço foi o lugar que ele passou boa parte da vida e existe um apego que deve ser respeitado!

-Mantenha a rotina!
Não é porque a cama nova chegou que a rotina acabou! Nada disso! Manter a rotina é fundamental para não mexer na noite de sono da criança. Se nas primeiras noites ele ficar mais agitado e inquieto na hora de dormir, estenda um pouco o horário, para que ele deite mais cansado! Quando ele estiver adaptado, volte com a rotina antiga!

E como em todos os assuntos que envolvem as crianças, tente transmitir segurança para ela durante a mudança do berço para a cama. Se ela perceber que mamãe e papai estão seguros e curtindo a novidade, meio caminho andado para todo mundo!

Boa sorte e até a próxima, meninas!