Que os apartamentos têm quartos cada vez menores, todo mundo já sabe. E isso muitas vezes incomoda os pais que estão no momento de pensar no projeto do quarto do seu bebê. Ter um quarto pequeno não é exatamente um problema. O que acontece fundamentalmente é que a gente precisa escolher e priorizar as peças, ao invés de ter tudo o que poderíamos em um ambiente grande.

Pensando nisso, montamos um guia pratico do quarto pequeno, pra te ajudar com algumas decisões que tornam o processo mais prático.

Escolha bem os móveis – os multifuncionais estão em alta e são perfeitos para ajuda na economia de espaço. Geralmente são peças que “crescem” com as crianças, ou seja, uma cama de solteiro pode ganhar um escorregador mais tarde! Peãs versáteis e duradouras!

Planeje espaços funcionais – o segredo para ter um quarto pequeno funcional é a inteligência do projeto. Aproveitar cada espaço, cada canto para atender as necessidades da criança. Por exemplo: é incrível aproveitar um “canto vazio” para ter um espaço de leitura. Ou se faltou espaço para estudo, que tal uma cama alta com bancada embaixo? Aproveitando bem os espaços qualquer quarto fica perfeito!  

Preserve a área de circulação – crianças precisam de espaço! Primeiro para engatinhar, depois para andar e correr, para brincar… A área de circulação do quarto é super importante para o pequeno e para quem cuida dele também. Um ambiente cheio de peças, móveis e objetos, não ajuda em nada, fica amontoado e pode ajudar a causar incidentes.

Abuse das paredes (com nichos, prateleiras, ganchos…) – prateleiras, nichos e  ganchos são coringas na decoração! Uteis, versáteis e lindos, eles ajudam a manter a organização (você pode colocar pelúcias, livros, enfeites com os quais eles ainda não podem brincar…). Funciona e deixa o quarto decorado e charmoso!

 

Pronto. São dicas fáceis, que não exigem muito e deixam o espaço perfeito: aconchegante, arrumado, prático e funcional. Tudo o que você precisa para o seu filho aproveitar o quarto dele cheio de alegria!