Se tem uma perguntinha que a gente sempre se faz quando está montando nossa mala para maternidade é:
usar ou não usar cinta pós parto? O assunto é mais polêmico hoje do que era antigamente. Aliás, antigamente o uso da cinta pós parto era recomendado para as mulheres que passavam por cesáreas. Acontece que atualmente, os médicos se dividem em opiniões.

O primeiro ponto (e que é muito levado em conta por nós, mulheres) é o da estética. E por esse ponto de vista, as cintam realmente melhoram o aspecto do corpo e da forma em que estamos (vamos combinar que logo após o bebê nascer, o corpo não é de grávida e nem voltou ao normal). E por isso, nos dão mais segurança e melhoram até nossa autoestima. A segunda questão é que, depois de passar por uma cesariana, a sensação de que nossos órgãos estão “soltos” e que os pontos podem estourar causa muito desconforto e insegurança. E a cinta também resolve essa sensação.

No caso das mulheres que têm parto normal, os médicos fazem um alerta: cinta pós parto dó depois de um mês, para dar tempo do útero voltar ao seu lugar e evitar qualquer tipo de pressão da musculatura pélvica. E sabe porque Porque essa pressão pode virar uma bexiga caída, mais tarde.

E por outro lado, alguns profissionais defendem que usar a cinta constantemente impede os movimentos livres dos músculos e podem até comprometer a circulação sanguínea.

Uma informação é importante: NADA de cintas SUPER APERTADAS! =)

Portanto, como a gente sempre fala aqui no blog, o ideal mesmo é ver com o seu médico o que ele indica. Não faça nada da cabeça, sem falar com ele. E lembre-se: esse momento é demais de especial para a gente ter essa preocupação estética tão rápido! Curta a vida nova, curta o filhotinho e depois, quando tudo estiver adaptado e correndo bem, você pensa no corpo!