Manter uma alimentação saudável na gravidez garante o bom desenvolvimento do bebê e ajuda o organismo da mamãe também, claro! Nesse momento, esqueça aquela história de comer por dois. Nada disso. O segredo mesmo é comer bem, por você e pelo seu pequeno. Evitar engordar demais não é uma questão estética, mas de saúde – e ainda mais durante a gestação. Por isso, seguem algumas dicas de alimentos para manter a alimentação saudável na gravidez;

gravidez-300x281

Frutas – Gostosas, e super saudáveis é bom incluí-las na dieta, se você não consome muita fruta. Além das frutas serem ricas em fibras e vitaminas, saciam a fome.

Ovos – Mexido, cozido ou frito, ovo é sempre prático de fazer e é rico em vitamina B12 e proteínas. 

Oleaginosas – São aquelas delícias como avelã, amendoins e amêndoas. Ótimas fontes de gordura saudável e proteína! Deixe um pouco delas em um pequeno potinho e carregue na bolsa. Assim podem se tornar lanchinhos indispensáveis!

Carnes magras
Carnes magras são ótimas fontes de ferro. Não deixe de consumi-las.

 

Ferro
Você precisará de muito ferro durante a gravidez para manter a sua energia e prevenir a anemia. Consuma carnes magras, cereais fortificados e espinafre em abundância. Espinafre congelado é bastante acessível e fácil de preparar. Tente misturá-lo em caçarolas ou molho de macarrão.

Leite e derivados – prefira sempre os com teor de gordura mais baixo. No caso do leite,  uma noa pedida é ingerir dois copos diariamente.  

 

A questão, como sempre, é comer de tudo, mas sem exagerar em nada. Assim você ajuda no desenvolvimento do bebê, evita aumentar muito seu peso e fica mais saudável durante e após a gravidez. Agora, é fundamental conversar sobre a dieta com o seu médico.

Até a próxima, meninas!