Este momento é sempre muito esperado pelas mamães. Além de ver o seu bebê andando por aí sem fraldas, ela faz uma super economia. Fora que é um verdadeiro sonho não precisar mais trocar fralda a toda hora, não é mesmo?

O processo de desfralde pode ser muito diferente para cada criança e é fundamental respeitar os tempos! Algumas levam dias e outras levam meses. As chances de sucesso serão muito maiores se a família toda estiver bem informada e deixar bem claro para a criança o que vai acontecer.

Por isso, preparamos dicas para o desfralde ser tranquilo!

Foto: Erika Urbino

Foto: Erika Urbino

1 – Inicie aos 2 anos;
Existe uma indicação de que a idade certa para tirar a fralda da criança é por volta dos 2 anos. Comece tentando aos 2 anos, mas algumas crianças conseguem aos 3 anos. Uma boa ideia é fazer isso no verão!

2 – Providencie os acessórios;
Envolva a criança na parte de escolher os acessórios! Compre um penico ou um adaptador para o vaso sanitário. Acostume seu filho a se sentar no penico uma vez por dia, mesmo que ainda sem tirar a roupa. Escolha um momento em que ele costuma fazer cocô e explique a situação.
Ah! Além disso, um livrinho sobre o assunto pode ajudar e tornar o momento mais divertido!

3 – Conte a história pra onde o cocô vai!
Uma boa ideia é mostrar para a criança para onde o cocô vai. Quando ele fizer cocô na fralda, leve a fralda suja até o penico e ponha o cocô ali, para mostrar onde é o lugar certo. Depois, esvazie o penico jogando as fezes no vaso sanitário, e dê ao seu filho o privilégio de ajudar a apertar a descarga. Não esqueça de incluir nos ensinamentos que depois é preciso vestir a roupa de novo e lavar as mãos!

4- Capriche na cueca e na calcinha;
Cuecas e calcinhas de personagens ou com desenhos fazem sucesso. Mostre como é bacana e importante trocar a fralda pela calcinha ou pela cueca.

5 – Tenha muita calma na hora dos acidentes;
As escapadas e acidentes acontecem com praticamente todas as crianças, não tem jeito. É difícil manter a calma, mas se esforce para não perder o controle.
Quando acontecer o acidente, limpe tudo com tranquilidade e só diga ao seu filho que, da próxima vez, vai ser mais legal se ele usar o peniquinho.

6- Comece a fazer o desfralde noturno;
Diminua a quantidade de líquido que seu filho toma antes de dormir, e diga a ele que chame você se precisar ir ao banheiro durante a noite. Só se aventure a tirar a fralda noturna quando, por diversas noites seguidas, a fralda tiver amanhecido completamente seca.

É um período conturbado, mas ele acaba! E saiba que, mesmo que tudo dê certo, um xixi na cama ou outro fazem parte da infância.

Boa sorte e até a próxima, meninas!