Exercícios para gestantes

Manter-se em movimento durante a gestação faz muita diferença! Para a mulher, ajuda a voltar a forma física de antes mais rapidamente depois do nascimento, ajuda no parto e mantém a mulher mais ativa e bem disposta. Mas é claro que isso precisa ser conversa com o médico! Mulheres em gestações de risco, especialmente, precisam ser acompanhadas.

Caminhada – Pode ser feita em uma pista, na rua ou em uma esteira e pode ser feita até por mulheres que não praticavam esportes antes. É uma atividade de baixo impacto e que tem um monte de vantagens para a saúde da mamãe. O segredo é usar roupa e tênis confortáveis e ter uma garrafa de água! Não esqueça também protetor solar e boné!

Hidroginástica – é incrível na gestação, pois alivia desconfortos e dores pelo corpo, além de manter o tônus muscular. Fora isso, o peso da barriga dentro da água não incomoda. O ideal para a prática da hidroginástica é água morna. Relaxa que é uma delícia!

Yoga – Diminui dores no corpo, fortalece os músculos, além de melhorar respiração e flexibilidade! Quer mais! A yoga relaxa e tem o poder de reduzir o tempo do parto normal.

Pilates – Outra excelente opção é o pilates, que melhora o equilíbrio corporal, a postura e a respiração, além de  fortalecer músculos do assoalho pélvico.

Se você já pratica exercícios regularmente, apenas continue, adaptando para o momento da gestação. Se você ainda não faz nenhuma atividade física, comece (depois de falar com o médico, né!) É importante dizer que algumas mulheres não podem se exercitar na gravidez por condições especiais.