As aulas vão começar e para as mamães que passarão por essa situação pela primeira vez, sempre bate aquele aperto. Será que vai ficar tudo bem? E se ele não comer? E se chorar? E se alguém não perceber?
Todas essas angústias fazem parte, mas uma coisa é fato: elas são angústias e ansiedades das mamães e não dos pequenos! E se você está passando por esse momento, deixamos aqui 3 dicas para adaptação escolar das crianças ser tranquila para todos. Vamos ver?
01. Evite chorar, mamãe
Chorar na frente do seu filho por ele estar indo para a escola, certamente não ajudará em nada. Ao contrário. Vai deixá-lo inseguro e com medo dessa nova situação. Afinal, se você está chorando, boa coisa não é, certo?
02. Não vale mentir
Se a criança se sentir traída nesse momento de adaptação as coisas ficarão ainda mais difíceis, pode acreditar. Então, ao chegar na escola com seu filho, se você disse a ele que ficará esperando na recepção, faça isso. Nada de sair escondido porque, se a criança quiser vê-la e não encontrá-la por ali, sofrerá uma decepção importante e terá mais dificuldade de confiar nesse nava etapa e nas pessoas envolvidas nela.
03. Uma boa relação com a escola é importante
A adaptação não é somente para os pequenos, mas para os pais também! Você passarão a fazer parte deste novo universo: professor, coordenador pedagógico, assistente, mães e pais dos outros alunos… E tudo fica mais tranquilo quando você se sente parte do universo. Estabelecer relações que te deixem tranquila é fundamental para um processo tranquilo. Além disso, uma mãe participativa na escola, faz toda a diferença na educação do filho. Pode confiar!
O choro e a manha podem fazer do processo, é claro que sim! Afinal, as mudanças sempre causam desconforto, não é mesmo? Mas, fique tranquila. Isso logo passa, eles se adaptam superbem e logo mais, não querem ir embora para casa!!
Bom começo de aula e até a próxima, meninas!