Feng shui para quarto de bebê
É bastante possível que você já tenha ouvido falar em feng shui! Trata-se de uma prática chinesa que organiza os cômodos de uma casa ou escritório, de forma a atrair as melhores energias possíveis da natureza. O trabalho do Feng Shui identifica os fluxos de energia estagnados ou acelerados e, através de suas técnicas, harmoniza o ambiente.
Toda a decoração, o layout do quarto e até alguns objetos decorativos são pensados para liberar e equilibrar as energias. E para quem quer conhecer alguns princípios e dicas do feng shui, aí vão eles:
– Cores: o feng shui gosta de cores claras e tons suaves na predominância. As cores intensas e mais fortes, segundo a técnica, devem ficar apenas para os detalhes e acessórios. As cores mais usadas no feng shui são o verde, rosa, azul e lilás.
– Os móveis: o feng shui diz que os móveis que tem quinas carregam uma energia mais intensa, pelo perigo que existe no formato. Para um quarto de criança pensado nos moldes dessa técnica milenar, o ideal é preferir peças com formas arredondadas.
– A posição dos móveis: dentro do quarto de um bebê, o berço é o protagonista dentro da visão do feng shui. E na hora de pensar no quarto ele é prioridade absoluta. Segundo a técnica oriental, o berço deve ficar sempre com a cabeceira na parede e JAMAIS, deixando o bebê de costas para a porta. Isso porque de costas, eles podem se assustar mais facilmente. Depois do berço é hora de pensar na poltrona de amamentação, que deve ficar de frente par porta do quarto, e perto do berço, para facilitar a vida da mamãe.
– Objetos decorativos: as prateleiras são ótimas aliadas da organização e decoração, mas nunca devem ser instaladas em cima do berço, porque “seguram” a circulação de energia e deixam o espaço com uma sensação de apertado, oprimido.
– Segurança: se tem algo fundamental para o bebê é sentir-se seguro e uma das formas de fazer isso, dando uma forcinha para a decoração é espalhar porta retratos dos pais e do bebê pelo quarto. Outro fator que gera segurança para os recém nascidos é ter um cantinho acolhedor e aconchegante.
– Equipamentos eletrônicos: babá eletrônica, som, televisão.. Um bebê não precisa de nada disso! Tirando a babá eletrônica, que é útil e tranquiliza os pais, nenhum outro eletrônico precisa ficar no quarto do bebê, para não interferir no humor, comportamento e sono.
– Estimulando os sentidos: é muito importante estimular o bebê sensorialmente nos primeiros anos de vida. Uma boa ideia para isso é apostar em aromas especiais como lavanda, que acalma e ajuda a dormir e eucalipto, que contribui para limpar as energias e melhorar a respiração. Se você optar por usar aqueles óleos essenciais precisa diluir em água, porque eles são concentrados.
Com essas dicas, você pode trocar os móveis de lugar, reorganizar o ambiente para melhorar a energia desse espaço tão especial!
Até a próxima, meninas!