Dicas para criar a rotina do bebê
Um bebê precisa de rotina e talvez você tenha ouvido falar nisso já. Muitos pediatras confirmam que a rotina é fundamental, por quatro motivos especiais:
– os bebês ficam mais seguros e tranquilos, menos ansiosos.
– eles gostam de ter horário para todas as atividades do dia.
– na sua ausência, um bebê com rotina sofre menos!
– a rotina permite que todos que cuidam do bebê, consigam prever horários, facilitando muito a vida de todos.
Mas, calma que rotina não precisa ser ditadura! Não existe exatamente uma regra para criar a rotina, até porque cada casa e família funcionam de um jeito único. Portanto, a única regra viável é que a rotina do seu bebê funcione de acordo com a rotina da casa e da família.
Essa rotina pode começar a valer entre os 3 e 4 meses de idade, que é quando – geralmente – o padrão de sono se consolida e torna tudo mais possível. E com essas dicas, você vai conseguir estabelecer horários e regrinhas:
Técnicas para o bebê distinguir dia e noite
As sonecas diurnas devem acontecer em um ambiente claro. Nada de apagar tudo, fechar portas para escurecer e parar tudo para não fazer barulho. Deixe que ele durma com tudo acontecendo. Já na hora de dormir, á noite, você paga tudo, cessa os ruídos e começa a colocar no berço. Outra diferenciação é na hora das mamadas: durante o dia converse o quanto quiser. Nas mamadas noturnas, busque o silêncio.
Estabeleça a rotina para dormir
A rotina da noite, que precede a hora de dormir é a mais relevante. Muitos especialistas dizem que para colocar um bebê nos horários certos, o segredo está na rotina noturna. Para isso, estabeleça a hora de ir para o berço e siga esse horário à risca. Antes de colocá-lo deitado, siga sempre os mesmos passos, assim, ele vai se adaptando e se acostumando com a ordem das atividades.
– Antes de colocá-lo no berço, dê um banho gostoso e morninho, que ajuda a relaxar e deixa molinho.
– Coloque sempre um pijama;
– Amamente (ou dê a mamadeira), espere arrotar;
– Coloque na cama;
Todas as noites a mesma coisa, o mesmo passo a passo. Fazendo assim, o bebê logo se acostuma com as atividades e já vai entrando no clima. É importante que, pelo menos nos primeiros meses, você priorize essa rotina.
Ajustes acontecem
A medida em que eles crescem, essa rotina tem que ser adaptada, claro. Você vai sentindo no dia a dia, mas algumas coisas impactam nessa rotina. Por exemplo, depois que o bebê começa a comer papinhas, não pode ir pra cama na sequência, precisa dar o tempo da digestão. Isso mexe com o horário de dormir, do banho, etc. Além disso, a medida em que crescem, querem participar mais tempo, ficar mais junto, começam a interagir… Os ajustes acontecem e tem mesmo que acontecer!
As exceções sempre acontecem e uma noite ou outra talvez vocês realmente tenham que sair da rotina. E tudo bem! Não dá para ser perfeito e a gente nem pode ter essa expectativa, porque a vida com um bebê em casa é bem puxada!
Tenha calma que tudo se ajeita!