Se existe uma decisão que gera angústia é a de escolher onde deixar nossos bebês enquanto estamos trabalhando. E é ainda mais complicado, especialmente quando somos mães de primeira viagem e não sabemos exatamente o que considerar. E é para te ajudar nesse momento que preparamos algumas dicas para escolher o berçário do bebê.
O ambiente
A primeira coisa que deve ser avaliada é como nos sentimos quando entramos no lugar. É fundamental que o berçário (ou escolinha) nos transmita segurança e que tenha uma boa energia a ponto de nos sentirmos em casa.
Colaboradores e crianças
Repare mesmo: colaboradores e crianças parecem felizes neste ambiente?
Porque trabalhar com bebês requer muito tato e paciência! Então, é importantíssimo que todos sejam felizes fazendo o que fazem! Além disso, atenção para o número de bebês e berçaristas! O ideal é que cada berçarista fique responsável por no máximo 3 bebês.
Lactário
O lactário também merece atenção especial, afinal é lá que são preparadas as mamadeiras dos bebês. Nele é necessário encontrar uma área reservada para lavagem, esterilização dos acessórios e de armazenamento! Outro detalhe que precisa ser notado é se todo o material dos bebês está devidamente identificado com os nomes.
Iluminação e circulação de ar
Ar e sol não podem faltar jamais! O lugar tem janelas amplas? Todas elas tem redes ou grades? O ambiente é fresquinho? Bate um pouco de sol? Fique atenta a esses importantes detalhes!
Limpeza
É algo em que especialmente as mães reparam, mas não custa lembrar: olhe mesmo! Todos os cantos de um berçário ou escolinha devem ser muito limpos mesmo!
Pátio
Berçários e escolinhas precisam contar com pátios cobertos e descobertos, para que as crianças possam brincar livremente, tanto no verão quanto no inverno. Outro ponto que vale notar é o piso dos pátios. Ideal mesmo é que (pelo menos) uma parte dos pátios conte com tapetes de EVA.
Escadas e câmeras
Se o berçário tiver escadas o ponto que deve ser notado é se existem profissionais auxiliando as crianças no momento da descida e da subia. Além disso, é preciso reparar na lateral da escada, o espaço entre os vãos. Se forem largos o ideal é que tenha rede para não ocorrer nenhum acidente. Também não esqueça de olhar as câmeras! Se estão por toa parte e principalmente em funcionamento!
Cozinha
Todos os ambientes de um berçário devem ser higienizados com muita frequência! E a cozinha necessita de aina mais cuidados, por ser o ambiente onde são manipulados os alimentos que os bebês comem. Não esqueça de visitar a cozinha da escolinha e olhar tudo que puder!
Agora sim!Com essas dicas para escolher o berçário a decisão será mais segura e tranquila!
Até a próxima, meninas!!