A sua vida está incrível ao lado do seu bebê, mas a licença maternidade está bem perto de acabar e você precisa voltar ao trabalho. Nesse momento, somos tomadas por muitas dúvidas e, de repente, centenas de novas angústias aparecem. A volta da licença maternidade traz frio na barriga, ansiedade e culpa, não tenha dúvida disso. É super comum entre todas as mulheres. Mas, ao mesmo tempo, não podemos deixar de olhar com alegria a volta ao trabalho, rever os colegas e retomar a rotina de antes juntando com a rotina de agora.
Mas, a pergunta que não quer calar é: “Como vai ser daqui pra frente?”
Em primeiro lugar, se você estiver na dúvida, uma boa decisão é voltar a trabalhar. Você precisa enfrentar esse impasse passando por ele. Não tem outro jeito! Só assim você terá certeza do que quer realmente.
É preciso experimentar e ver o que vai acontecer. Muitas vezes a gente cria um problema maior do que ele é, acha que vai dar tudo errado e depois vê que era mais simples do que se imaginava. O negócio é tentar porque, nesse caso, não adianta querer transferir experiência!
Depois dessa decisão tomada, você vai precisar resolver com quem deixar o bebê. Nessa hora, decida com o seu coração. Se tiver uma pessoa de confiança para cuidar ótimo, se preferir a escolinha, boa decisão também! Decida, siga em frente e fique à vontade para mudar de ideia quantas vezes julgar necessário. Não tem regra, não tem certo, não tem errado. A culpa, a gente sempre sente. A questão é trabalhar a culpa transformando o tempo que você fica com seu bebê nas melhores horas do seu dia. Qualidade é tudo!
E se você escolheu ficar em casa e cuidar de todos os afazeres, curta isso! Aproveite para cuidar do seu bebê em todos os momentos do seu dia e faça outras atividades que te tragam relaxamento e satisfação.
Todas as escolhas tem seus desafios, seus prós e seus contras. Cada mulher é diferente, cada bebê é único e cada situação individual!
O importante é manter o pensamento de que vai dar tudo certo (porque vai, acredite!) e a cabeça tranquila para mudar de opinião quando bem entender!
Boa sorte, boa volta e boa nova rotina!