A amamentação mais importante para o seu bebê é no seio materno! O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento da musculatura orofacial  e deve ser priorizado nos primeiros  seis meses de vida da criança.
Porém, sabemos que nem sempre é isso o que acontece! Algumas situações como dificuldade do bebê na amamentação natural, falta de peso ou impossibilidades da mãe amamentar por questões de saúde, levam a mamãe e o bebê para a amamentação artificial com a boa e velha conhecida de todos nós: a mamadeira!

Dicas para o uso da mamadeira!

Dicas para o uso da mamadeira!

Não há qualquer problema nisso, desde que alguns cuidados sejam tomados. Por isso, escolher a melhor mamadeira e usá-la de maneira correta pode ajudar muito  seu bebê. Vamos entender um pouco as diferenças e o prejuízo e conhecer algumas dicas para uso de mamadeira?

01. O bebê ordenha o seio materno. Esse movimento é responsável por desenvolver a musculatura orofacial, a respiração nasal, a tonicidade muscular e postura de repouso da língua, além de ajudar com o bom desenvolvimento da fala. Já no caso da mamadeira ela é sugada. Assim, a língua passa a ter apenas a função de dosar a saída do leite, facilitando bastante a vida do bebê! Por isso, quando a mãe oferece a mamadeira junto com o peito, é freqüente a opção da criança apenas pela mamadeira, pois é mais fácil de mamar. E com isso enfrentaremos alguns prejuízos.

O uso de mamadeira…

– estimula a respiração mista ou bucal, pois a musculatura fica hipotônica;

– altera a mordida por exigir menos esforço;

– altera a postura de língua por diminuição de tonicidade;

– pode prejudicar a fala;

Mas, não há motivos para preocupações excessivas! Para que exista um maior equilíbrio do desenvolvimento muscular orofacial, e para minimizar os sintomas citados acima, devemos  ficar atentos a essas dicas na hora de escolher a mamadeira:

-opte sempre por mamadeiras com bico ortodôntico, pois ele é anatômico, bastante semelhante ao mamilo da mãe;

 nunca aumente o furo bico da mamadeira, pois ele foi planejado para exigir força muscular do bebê;

– escolha sempre o bico de acordo com o tempo do bebê (bico de recém nascido para bebês de até seis meses e assim por diante…);

– a mamadeira deverá ser usada até os doze meses do bebê. Depois disso procure substituir por copos de bico ou canudos! Para ajudar na substituição, uma boa alternativa é deixar a criança escolher os copos que mais gosta com cores e desenhos de sua preferência!

Esteja segura da substituição! Ela é fundamental para a criança!

Por Talissa Caroline Pavesi, fonoaudióloga e psicopedagoga.
e-mail: fonotalissa@hotmail.com