Abrimos nosso novo canal, o participação especial, convidando a arquiteta Vivian Içassa, da Arquitanda para dar dicas incríveis para os ambientes pequenos! Então, mamães, acalmem-se: temos ótimas saídas!!
Por Vivian Içassa
Sabe aquela hora em que você acha que não vai caber tudo? “Não, não vai caber, com certeza!!” São tantas coisas… armário, cômoda, trocador, cama auxiliar, garrafa térmica, algodão, cotonetes… E os brinquedos? Inúmeros! Mas, calma, mamãe! A Arquitanda te ajuda com algumas dicas para os quartos pequenos!
1 – Cor das paredes
Prefira as cores claras, papéis de parede com estampas bem pequenas e de tons mais suaves. Se a altura do quarto for muito baixa, vale apena usar listras verticais, grossas e finas, dependo do gosto, mas dá para variar bastante! Nos casos de paredes muito estreitas, melhor pensar em listras horizontais. (Tem um monte de papel de parede aqui!)
2 – Espelhos
São ótimos aliados e podem estar nas portas dos armários ou até mesmo em uma das paredes.
3- Cama
Preste atenção nos modelos com a cabeceira mais fininha! Outra dica é preferir as que usam a parte de baixo como baú, com gavetões ou até mesmo bi-cama.
4- Armários
Os armários com portas de correr são incríveis: mais profundos e liberam a circulação.
Se não tiver outro jeito e precisar fazê-los com portas de abrir, tente optar por vãos com portas menores de 40 ou 45 cm.
5 – Paredes
Pendure coisas, nichos e prateleiras são ótimos para decorar e organizar. Escolha modelos com pouca profundidade.
6 – Tecidos
Assim como a cor das paredes é importante que os tecidos sejam claros e as estampas bem pequenas. Em quartos pequenos, tudo aquilo que chama muita atenção, diminui o ambiente. Para colorir utilize almofadas e tapetes em tons mais escuros, com cores complementares.
7 – TV
Esconder os fios da TV com um painel bem fininho é uma ótima solução: cinco centímetros bastam para passar os fios e ligar aos equipamentos, que podem estar em algum outro móvel, ou em baixo da bancada.
8 – Móveis
Nada de encher o quarto com várias peças, pois atrapalha a circulação. O ideal é ter um espaço de 60 cm em frente ao armário e também a bancada de estudos. Puffes são ótimos aliados dos ambientes pequenos, porque servem como banco, mesinha lateral e até apoio para bandeja.
9 – Porta-fraldas
É prático e ajuda muito na organização da cômoda! Os menores costumam ter dois compartimentos, mas os maiores chegam a ter 5! (Quer ver alguns? Vem aqui!)
Pronto, viu, só? Ansiedade só desgasta! A maioria dos apartamentos, atualmente, tem quartos pequenos e há várias soluções no mercado para aliviar o pouco espaço! Curta o momento que é muito mais importante do que ficar preocupada!
Vivian Içassa, da Arquitanda.