Ter uma boa alimentação é fundamental todos os dias, em qualquer fase da vida. Mas, durante a gravidez esse compromisso deve ser ainda maior afinal, o bebê aproveita tudo aquilo que ingerimos! Especialmente nos primeiros três meses, essa pode não ser uma tarefa muito fácil por causa dos enjoos e náuseas. E por isso é importante recuperar a boa alimentação logo que o primeiro trimestre acabar. Agora, se você não sofre com os enjoos, aproveite para se alimentar muito bem desde o início! Para te ajudar com isso, separamos 10 alimentos que não podem faltar na gravidez!

Uma boa alimentação é fundamental todos os dias, especialmente na gravidez!

Uma boa alimentação é fundamental todos os dias, especialmente na gravidez!

Hortaliças:
Deliciosas e relevantes para o momento da gestação, as hortaliças previnem a malformação do bebê!

Feijão:
Alimento super completo, fonte de proteínas, ferro, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente complexo B), carboidratos e fibras! As proteínas do feijão tem valor nutricional pouco inferior às da carne com um benefício maior: quando combinadas com o arroz, formam uma mistura de proteínas ainda mais nutritiva. O par perfeito: arroz e feijão!

Ovos:
Tem poucas calorias, contêm mais de 12 vitaminas, minerais e proteínas e substâncias essenciais para a intensa produção de células que acontece no corpo do bebê.

Iogurte:
Os dois principais nutrientes do iogurte são a proteína e o cálcio. E são fundamentais para a construção das células do corpo do bebê e para a formação de ossos e dentes. Só fique de olho nas calorias!

Pão integral:
Ele apresenta as mesma propriedades que o pão branco, com a vantagem de os benefícios serem em quantidades mais significativas. Ainda tem fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e controle do colesterol. Que tal um lanchinho com ricota, azeite, alface e tomate? Hummmmmm!!

Castanhas do Pará:
Como ela é da categoria das oleaginosas, sua pele vai agradecer (e muito!!). Nesse estica e puxa da barriga a castanha é um super hidratante. Tente acrescentá-las picadas na salada. Fica uma delícia!!

Aveia:
Ela auxilia o sistema imunológico. É também rica em fibras solúveis, do tipo que limpam as artérias do corpo e ajudam a reduzir taxas do colesterol ruim. Mas, nada de cometer excessos, hein?!

Frutas:
São para todo dia e sempre! Ricas em fibras elas auxiliam no regulamento do intestino e evitam prisão de ventre!

Peixes:
Sardinha, atum, salmão são peixes ricos em ômega-3, uma gordura cheia de propriedades boas e que protege a saúde do bebê.

Carnes:
Não exagere nas carnes por causa da digestão mais difícil, mas não abandone o alimento na gestação, pois ele é rico em proteína e vitamina B12!

Vale lembrar, como sempre, que é fundamental conversar com o médico sobre os alimentos que você pode e os que deve evitar!

Bom apetite e até a próxima, meninas!