Como criar uma rotina para o bebê?

A vida muda muito com a chegada de um bebê. Apesar de ele ter poucas necessidades (alimentação, sono, carinho e brincadeiras) a demanda é intensa e muitas vezes a gente não sabe o que eles querem. Fora isso, é preciso encontrar aquele equilíbrio entre a chegada do bebê, o casamento, a casa… e é justamente aí que ter uma rotina bem traçada é importante (e é, pode ter certeza!). Organizar atividades e eventos, facilita demais a vida e deixa o bebê mais seguro, pois é como se ele sempre soubesse o que vai acontecer. Por exemplo: acorda, mama ou come. toma banho, faz uma soneca e mama de novo. E os profissionais da área da saúde, garantem que a rotina é fundamental para crianças ficarem seguras. Além disso, estabelecer horário para cada atividade, impede surpresas como “nossa, ele está com fome!  agora?”. Se você estiver programada a papinha estará na bolsa e nada demais acontecerá!

E olha, a rotina ainda tem um benefício incrível para os pais: facilita bastante na hora de deixar o bebê com os avós ou tios, porque ele sente menos a saída dos pais, com a rotina preservada. Fica mais fácil para quem sai, para o bebê e para que cuida dele também! A verdade é que até quando a gente criar a rotina, ela acontece porque o bebê repete todas as atividades, por muitos dias, durante meses e meses. E vale a pena frisar que a rotina de sono é especialmente importante para um bebê descansado e portanto, que conseguir aprender tudo (absorver os estímulos do dia).

Muitos pediatras afirmam que os bebês já estão prontos para começar a entrar em uma rotina mais geral entre os 2 e os 4 meses de idade. E isso vai de encontro com os padrões de sono da maioria dos bebês, que costuma se ficar entre os 3 ou 4 meses. Ou seja, você vai colocando a rotina em prática e ele vai se acostumando rápido! Rotina de sono, de banho, de mamadas…
Agora, uma coisa é importantíssima: a rotina precisa ser criada a partir do modelo familiar que vocês tem em casa. Horários de trabalho, horários de quem fica com o bebê ,etc. Um bom começo  para estabelecer tudo é ficar de olho nos horários do bebê: quando ele chora de fome, quando está com sono, etc. Logo nos primeiros dias depois do nascimento é possível começar a notar os horários do próprio recém nascido E aproveitá-los, é claro, para colocar a rotina de forma leve. O mais importante sempre, sempre é oferecer os bebês bem-estar e segurança. O ideal é aliar as necessidades do bebê, as orientações do pediatra, o seu bom senso e o funcionamento da sua casa. E saber que – sempre! – no meio do caminho aparacerão imprevistos que farão você alterar essa rotina até acertá-la de vez! Cada bebê e cada família tem seu ritmo e é preciso levar isso em consideração.

Estabelecer uma rotina é super importante e ainda ajuda no dia a dia dos pais e do pequeno. Claro que exceções acontecem e está tudo bem sobre isso! O melhor é conseguir manter a rotina no dia a dia, mas sem neuroses!