Quando começamos a caminhar para a reta final da gestação, o inchaço começa a aumentar e a incomodar cada vez mais. A ponto de ter dias em que parece que pernas e pés explodirão. Como – infelizmente! – ainda não há formas de acabar de vez com o inchaço na gravidez, o jeito é tomar alguns cuidados que ajudam, pelo menos, a diminuí-lo!

Diminuindo inchaço na gravidez!

01. Água, água, água – sempre ela!
O ideal é consumir de  2 a 3 litros de água por dia. Colocar os rins para trabalhar alivia o inchaço!

02. Pernas ao alto!
Se você fica muito tempo em pé, vai precisar de banquinhos para sentar e esticar as pernas, toda a hora! Mas, se o seu caso é de passar boa parte do tempo sentada, vai precisar levantar e dar uma volta, também uma vez por hora!

03. Não para as roupas justas e saltos, sim para a meia elástica.
Evite roupas muito grudadas no corpo e sapatos com salto alto, especialmente se já estiver no segundo trimestre da gestação. Eles aumentam risco de quedas e podem piorar o desconforto dos inchaços.
Além disso, fale com seu médico (nada de decidir sozinha!) sobre o uso de meias elásticas! Elas são ótimas aliadas, mas no calor podem ser desconfortáveis por conta da temperatura!

04. Sal: uma pitadinha de nada. 
Diminuir o consumo de sal é fundamental para aliviar o inchaço na gravidez, pois ele é um dos piores causadores da retenção de líquido!

05. Caminhe! (É sempre bom!)
Claro que a primeira recomendação é que você converse com seu médico! Veja com ele se pode fazer caminhadas ou praticar outro tipo de exercício recomendável para o alívio do inchaço da gravidez!

Tomando esses cuidados e conversando sempre com seu médico é muito possível diminuir o desconforto do inchaço. Fique tranquila! Isso logo vai passar! 🙂

Até a próxima, meninas!