Crise de cólica de bebê: como resolver

Quase todos os pais de recém-nascidos passam por esse momento: as dores das cólicas nos bebês.
Aliás, de tão frequente, esse é um dos choros que os pais identificam mais rapidamente porque é sofrido mesmo, a gente percebe que a criança realmente está desconfortável. A primeira recomendação é pra que os pais não se desesperem, porque as cólicas são bastante comuns e não significam que o bebê está doente. A cólica significa que o bebê está com contrações abdominais e é comum nos primeiros 3 meses de vida, quando o organismo do pequeno está em fase de adaptação da digestão do leite. Além disso, é importante lembrar que a flora intestinal está se formando e também carusa desconfortos. Logo depois dos 3 meses, esse quadro acaba, porque o corpo está adaptado com a digestão.

Uma pergunta frequente é sobre os sinais de cólica. Afinal, quais são os sinais que ajudam a identifica? Fique de olho que alguns deles são:

* Choro compulsivo, mesmo estando alimentado e de fralda limpa;
* O corpo fica agitado e o bebê mexe as perninhas sem parar;
* A barriga endurece e saem mais gases;
* O rosto fica mais rosado e ele parece ter dor;

E como aliviar esses quadros que deixam os pais querendo chorar?
> Dê colo, carinho e mantenha-se tranquilo. Segure a criança com a barriga encostada na sua barriga, porque o contato físico aquece o bebê e alivia.
> Recorra à bolsinha de água quente e aconchegue ele com mantinhas.
> Aposte em uma musiquinha relaxante, converse com ele e vá ninando até que ele acalme.
> Faça massagens com movimentos circulares e estique e dobre as perninhas do bebê;

Mas, e medicar os pequenos para aliviar a crise de cólica, é possível?
Nas crises mais agudas, alguns pediatras podem medicar o bebê, sim. Mas, é preciso conversar com ele. Nunca medique seu bebê sozinha, mesmo que seja um quadro que você conhece. =)