Cuidados com o ouvido, nariz e garganta no verão

Verão é a estação preferida das crianças e não é a toa! É férias, calor, tem piscina, praia, sorvete… Aliviar o calor é o maior objetivo nesses dias quentes. E muitas vezes acabamos não pensando nas consequências dos excessos. Por isso, vamos falar hoje de quais cuidados com ouvido, nariz e garganta devemos ter especialmente durante o verão.

Ouvido: claro que todo mundo tem que aproveitar o verão do jeito que gosta, mas é importante fazer isso com o ouvido seco por dentro. Vale dizer que o problema não é causado pela água entrar no ouvido, mas por ficar ali dentro muito tempo. Uma dica para isso é usar um secador de cabelos (de longe e na temperatura fria) para secar as orelhas. Se a criança reclamar de incômodo na região, nunca coloque na no ouvido dela, nem na tentativa de limpar. O ideal é levar ao médico para diagnosticar.

Nariz:
o verão é campeão em gripes e resfriados, por que a gente abusa mais das baixas temperaturas com bebidas geladas, sorvetes e etc. A incidência de crises agudas de sinusites acontecem no verão. Por isso, fique atenta com alguns cuidados: se o ambiente estiver fechado por muito tempo até você chegarem, dê um jeito de abrir antes das crianças chegarem. Cheiro de mofo é vilão para crises de rinite alérgica. Outro fator é o cloro da piscina, que pode fazer mal para as vias respiratórias. Limpar bem as vias nasais com água e sal ajuda a desentupir o nariz.

Garganta: também são comuns crises de amigdalite e faringite no verão. E a dor de garganta pode vir acompanhada de febre e mal estar intenso. Maneirar nos gelados contribui bastante para minimizar riscos! Não deixe de manter os pequenos bem hidratados o tempo todo.

Bom verão! =)