E então chega o dia em que seu filho começa a pedir um animal de estimação em casa! Muitas vezes eles já chegam com o desejo definido e os pais se sentem inseguros e com muitas dúvidas com relação a esse pedido. A decisão de ter um bicho de estimação precisa ser tomada com calma e cuidado!
O primeiro (e talvez mais importante) passo é conversar com todos os moradores da casa e definir se todos estão de acordo com a chegada de um animalzinho. É fundamental que todos estejam de acordo porque, independente da espécie, esse animal demanda uma série de responsabilidades dos moradores da casa.
Se todos estão de acordo, a família deve passar para o momento de escolher a espécie! Alguns animais demandam mais atenção e cuidados, e isso deve ser levado em consideração no momento da decisão.
Recomendo que as famílias que passam o dia todo fora, precisando deixar o animal sozinho por mais de 8h sozinho, dêem preferência às espécies que se adaptam melhor a esse tipo de rotina, como gatos, peixes ou roedores. Quando a opção é a adoção de um cão é bem importante levar em consideração o porte, comportamento e características individuais de cada raça. Procure, leia, pesquise na internet sobre a raça que mais se adequa à realidade da sua casa. E de preferência, envolva todos os moradores na busca e informações!
Outros passos importantes são: conversar com um médico veterinário e tirar todas as suas dúvidas e fazer contas para ver se é possível suprir (financeira e emocionalmente) todas as necessidades do animal.
Todo mundo diz que sabe, mas é relevante lembrar: animais sentem fome, frio, medo, saudades e dor. A partir do momento da compra ou adoção do animal, vocês serão totalmente responsáveis por ele até seu último dia. Compras ou adoções impulsivas ou mal planejadas geram, na maioria das vezes, abandono e maus tratos.
Portanto, sempre pense muito antes de levar um animal para casa. E depois que a decisão for tomada, curta muito! É uma delícia e faz muito bem para as crianças em diversos aspectos!
Por Janaína dos Reis, veterinária, mãe da Tereza e autora do Pés, Patas e Palavras!!