Como é difícil ser mãe de primeira viagem! Fora tudo o que é novidade e diferente, todo mundo que passar a sua própria dica para te ajudar nesse novo momento da vida – especialmente nos primeiros dias em casa!!
A sua mãe fala: “coloca o neném pra arrotar pelo menos 15 minutos”.
Sua tia decreta: “amamenta meia hora em cada peito, senão esvazia um só”…
Sua avó que está super lúcida completa: “tá soluçando? Coloca uma fitinha vermelha na testa que é batata!”.
A sua sogra: “melhor dar banho de dia para não tomar essa friagem no peito”. E para terminar, a outra tia: “quando o neném dormir, vá imediatamente para a cama e reponha as energias!!!”
Enquanto isso, você fica pra lá e pra cá tentando fazer de tudo, não é mesmo? E sabe de uma coisa? Todas as dicas estão certas e todas estão erradas também! Sério! E vou te explicar o por quê: as experiências com cada bebê trazem essas dicas mesmo, funcionaram para elas, mas você ainda não passou por nada disso.
Por isso agora, quem dá a DICA DE OURO para as mães de primeira viagem sou eu: ESCUTE tudo, ABSORVA o que te faz bem e fique CALMA. Pode ser que tudo isso se aplique ao seu filho também, mas pode ser que nada te obrigue a colocar todas essas dicas e sugestões em prática!
Cada neném tem seu jeito e suas manias e cada mamãe também. Por isso, nada melhor do que viver o dia a dia tentando acertar. Em pouco tempo, você vai entendê – lo e vice-versa.
Até porque, não existe NADA como a conexão entre mãe e filho.
E mesmo que você já tenha acertado nas regras e formas de cuidar do seu bebê agora, você não tem nenhuma garantia que no próximo será igual.
As dicas são sempre muito importantes e você sempre lembrará das pessoas que te deram as dicas que funcionaram pra você… Faz parte da sua história como mãe.
E depois de um tempo é você quem vai dar suas dicas pra sua irmã, pra uma amiga, pra uma prima, uma vizinha…Acredite nisso! É inevitável, por que faz parte do carinho entre as mulheres, da troca de experiência entre mães.
Só não se esqueça de começar pela dica de ouro! Faz toda diferença para a mamãe de primeira viagem!
Por Adele Fazioli, mãe de três e autora do blog Mãe de três também tem vez!