Dicas para usar arandela na decoração

O projeto de iluminação de um ambiente tem sempre muitas possibilidades. Ainda mais que atualmente podemos contar com vários tipos e modelos de produtos. Arandela, abajur, luminária de chão, pendente… E como a gente sabe, quando temos muitas opções, fica até mais difícil escolher o que queremos.Para quem está no momento de pensar no projeto do quarto e está buscando inspiração para cada detalhe, vamos falar das arandelas!

 

Arandela é uma luminária fixa na parede e que tem o propósito de levar aconchego e sofisticação aos ambientes, porque cria um clima gostoso e ilumina com leveza. E justamente por isso é uma excelente possibilidade para quartos de bebê. Com uma iluminação indireta e não tão forte, elas vem ganhando muita mamães. Apostar nessas peças é uma ótima alternativa por dois motivos principais: do ponto de vista técnico a arandela é super funcional e, do ponto de vista da decoração, é um objeto que torna qualquer lugar mais bonito e estiloso.

A maior vantagem da arandela é a sua versatilidade. Ela pode ser usada interna e externamente sem problema. É bem vinda em quartos, lavabos, varandas, jardins… A diferença é que os modelos para áreas externas, precisam ser adequados para ficar expostos à chuva e vento.

No mercado são muitos modelos com estilos e design diferenciados. O segredo para escolher bem o modelo é que ele precisa conversar com o estilo do ambiente. Uma arandela completamente diferente da decoração do espaço torna-se vilã da decoração.

E qual o segredo para escolher o modelo certo?
Depende muito do gosto pessoal de cada um, claro. Mas o que é importante saber é que, se você está fazendo o projeto sozinha, sem um profissional ajudando, os modelos muito rebuscados são complicados de combinar e podem deixar o espaço pesado. Encontrar os modelos perfeitos em proporção e que conversem com uma decoração mais clássica é uma missão que precisa de conhecimento técnico. Portanto, se estiver escolhendo tudo por conta própria, prefira os modelos mais simples, que são mais versáteis e fáceis de compor em qualquer estilo de ambiente.

Outro ponto importante para escolher as arandelas é pensar no tipo de iluminação que você quer com ela e o local onde ela ficará. Assim como tantos outros objetos decorativos, uma arandela que fica bem no quarto de um bebê, pode não ser a melhor saída para um lavabo, por exemplo.

Como pendurar da arandela?
Para os quartos, a altura ideal é entre 1,00 e 1,10, altura adequada para o que chamamos de luz de cabeceira. Para um quarto de bebê, o cuidado é para não colocar a arandela muito em cima do berço e ao alcance do bebê quando ele começar a ficar em pé e se pendurar em tudo. Se a criança for maior e já estiver lendo, uma boa ideia é usar as arandelas em cima de criados mudos. Fica perfeito para a leitura!

Escolher bem o local da arandela é o que a torna útil. Não adianta pendurá-las onde não há necessidade de iluminação. O correto mesmo é que a peça faça parte da decoração e da funcionalidade do espaço.

Não esqueça que um projeto de iluminação bom é aquele onde todas as necessidades são atendidas. – a da iluminação direta e da indireta!

Quer personalizar seu projeto com a Lilibee?
Clique AQUI!