Uma coisa muito comum entre as mães das meninas é querer furar a orelha da bebê logo depois de seu nascimento! Afinal, é uma fofurice sem fim ver uma princesa com um brinquinho lindo! No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados e algumas informações conhecidas para que tudo ocorra com segurança.

É lindo! E precisa de cuidados!

01. Fale com o pediatra.
Ninguém melhor do que o pediatra que você escolheu, não é mesmo? 🙂
Isso porque alguns deles não liberam furar a orelha da bebê antes de 15/20 dias de vida. Mas, também existem os médicos que liberam o furo logo que a bebê nasce, por acreditarem que, quanto mais cedo a orelha da bebê for furada, menos dor ela sentirá, já que a cartilagem ainda é bem fininha! Portanto, o ideal é conversar na primeira visita da bebê ao consultório e escutar as orientações do médico!

02. Onde furar a orelha da bebê?
Em tempos mais antigos era comum a bebê nascer e já ter a orelha furada na própria maternidade. Quando não era assim, saindo do hospital, os pais levavam a bebê para uma farmácia e saíam de lá com o brinco na orelha! No entanto, em 2007 a ANVISA proibiu as farmácias de realizarem esse tipo de procedimento, voltando atrás somente em 2012 e com uma condição: o furo só pode ser feito com aparelhos específicos que usam o próprio brinco para furar a orelha da bebê. Por conta dessa mudanças, alguns estabelecimentos preferem não fazer. Atualmente, as maternidades e farmácias só fazem se quiserem, diante dessas regras.

03. A bebê sente dor?
Quanto mais cedo a orelha for furada, menos dor ela sentirá. Mas, novamente, é importante conversar com o pediatra sobre o melhor momento para realizar o procedimento.

04. Cuidado com o tipo de brinco
O ideal para evitar alergias é que o brinco seja de ouro ou aço inoxidável.

05. Cuidados depois do furo
Depois de furar a orelha da bebê, dois cuidados são necessários para evitar possíveis inflamações:

– Limpar bem a região com álcool durante o primeiro mês!

– Toda vez que for limpar a região é preciso girar o brinquinho dentro da orelha mesmo. Isso evita o acúmulo de sujeira e das “casquinhas” que se formam.

06. Ao menor sinal de infecção: pediatra!
Se a orelha ficar muito vermelha, formando bastante casca, com secreção e coçando, fale com o pediatra e peça orientações!
Com esses cuidados furar a orelha da bebê será mais fácil do que parece!
Até a próxima, meninas!