Vamos falar da pele do bebê, esse órgão tão sensível e resistente ao mesmo tempo?
A primeira coisa que devemos saber é exatamente isso: a pele é forte e sensível e precisa de cuidados para se manter saudável. Especialmente nos primeiros dias de vida, o bebê pode apresentar descamação e até vermelhidão em algumas partes do corpo. Converse com o pediatra, mas fique tranquila porque é comum… é uma fase de preenchimento da pele e depois, ela fica mais macia e suave.
Sol – é óbvio, todo mundo sabe, mas vale repetir: muita atenção para os horários em que o bebê fica exposto ao sol.Nos primeiros meses de vida o pequeno só pode ficar no sol da manhãzinha, até antes das 10 horas e depois, só depois das 16 horas.
Sabonetes infantis – converse com o pediatra do seu filho sobre qual sabonete usar, mas o ideal é usar em bebês produtos próprios para eles. Alguns pediatras preferem os sabonetes neutros e por isso, vale bater um papo com ele.
Hidratante – Um creme hidratante sempre faz bem par a pele! E fica o aviso novamente: sempre produtos infantis! Depois do banho o hidratante é maravilhoso: mantém a suavidade da pele.
Protetor solar – um bebê só pode usar protetor solar depois dos 6 meses de vida. Antes disso, jamais! E é também por esse motivo que o controle do sol é muito importante. Para quem não sabe, um bebê pode ter sua pele queimada em apenas 10 minutos de exposição ao sol ou mormaço. Portanto, nos momentos de lazer no verão, use roupas com FPS e abuse de chapéus e viseiras.
De olho nas unhas – mas o que as unhas tem a ver com um post de cuidado com a pele! Tudo! É super comum os recém nascidos se arranharem porque as unhas são muito fininhas e afiadas. Como a unha cresce muito rápido, tente cortá-la toda semana e nos casos mais “graves”, duas vezes por semana!
Agora sim! Com esses cuidados, a pele do seu bebê ficará saudável!