Dicas para cuidar do umbigo do recém nascido
Uma das primeiras coisas que acontecem com o bebê depois do nascimento é o corte do cordão umbilical. Todo mundo sabe que depois de cortado, sempre sobra no umbigo, o coto, um pedacinho do cordão que pode fica ali, ligado na barriga por alguns dias (entre 10 e 20 dias ele cai). E o coto requer alguns cuidados especiais. Vamos saber quais são eles?
> O coto umbilical precisa ser mantido sempre higienizado para evitar infecções. A maior preocupação dos médicos sobre o coto é que, emsituações com má condições de higiene, a contaminação do coto pode evoluir até para tétano,
> Antes de começar a limpeza, lembre-se de higienizar as suas mãos.
> A limpeza do coto é simples: você precisa de cotonete e álcool a 70%. Vai mergulhar o cotonete no álcool e passar em todo o coto, até que ele seque e caia. Esse procedimento pode ser feito em todas as trocas de fraldas.
> Como as vezes acontece de vazar cocô ou xixi na fralda, é importante que, se o coto ficar sujo com um deles, você limpe com água morna (pra fria) e sabão neutro. Depois de limpar bem, você passa o cotonete com álcool.
> Não entre em desespero se o coto liberar um pouco de pus. É normal e ão necessariamente significa que o coto está infeccionado.
Essa secreção pode ter mau cheiro e um pouco de sangue também.
> Muita atenção nessa informação: NUNCA coloque nada no umbigo, para que ele fique para dentro. Na época das nossas avós, era comum colocar no umbigo um moeda, para que ele “entrasse”. NUNCA repita isso ou coloque qualquer outro objeto.
Cuidados fáceis e que garantem a tranquilidade dos pais! E claro, sempre que tiver dúvidas, ligue para o pediatra!