Por Janaína dos Reis

Esta é uma época de muita emoção, gratidão, confraternização… Mas também de muito sofrimento para alguns cães e gatos! Festas de final de ano sempre vêm acompanhadas de muitos fogos de artifícios e isso pode ser um grande problema para animais e bebês.

Se levarmos em consideração que cães e gatos possuem o poder de audição até 4 vezes maior do que os humanos, é possível imaginar o sofrimento dos peludos neste período.
Não são raros os casos de crise de pânico, convulsões e até óbito de animais durante a queima de fogos. Outra consequência frequente é a fuga de animais no momento de desespero e medo. Mas, existem algumas formas de minimizar esses problemas.



– Tratamento homeopático
O ideal é iniciar um tratamento homeopático ou com florais alguns dias antes do período de festas (pelo menos 1 mês antes). O efeito é variável de animal para animal, mas na maioria dos casos surte um bom resultado. Sedativos só podem ser receitados pelo médico veterinário e apenas em casos extremos.

– Algodão no ouvido sim!
Na noite do Natal e do Ano Novo, coloque bolinhas de algodão nos ouvidos dos animais, a fim de diminuir o ruído (só não pode esquecer de tirar logo após a queima de fogos)!!


– Vai sair? Proteja seu animal! 
Se não puder estar junto no momento dos fogos, deixe-o em local seguro, longe de escadas, com portas, janelas e portões bem fechados. Nunca deixe o animal preso em correntes, pois o risco de acidentes e enforcamento é muito grande.


– Ligue rádio e TV 
Outra dica é deixar um rádio ou TV ligados, com o volume um pouco alto.


– Identifique o animal
Não se esqueça de manter seu animal identificado, com placa presa à coleira de pescoço. Esta é o período de maior registro de fugas de animais e não custa prevenir!



Tudo pronto? Então desejo que todos tenham um Feliz Natal ao lado de seus peludos e bebês e um 2015 de muito amor e saúde!!!!