Você já tem um filho e está grávida do segundo… e agora está preocupada de como  lidar com o filho que até pouco tempo atrás era único, certo? O filho único pode aproveitar o amor, a atenção e os cuidados dos pais, com total exclusividade. Sem contar que também é o pioneiro quando se trata da insegurança e pouca experiência da mamãe de primeira viagem. Ele chega e muda a vida de todos ao seu redor!

Por isso é importante tomar alguns cuidados e precauções para que ele sinta menos essa super mudança na sua vida e na sua rotina. Por que o ciúme será inevitável e a paciência e a dedicação dos pais precisa ser firme e diária.

FOTO: ERIKA URBINO

FOTO: ERIKA URBINO

A criança sempre desejará ser a única na vida dos pais, vai apenas variar a intensidade dos medos e inseguranças de cada uma e como os pais vão enfrentar isso.

Por isso separamos algumas dicas simples, sobre como lidar com a segunda gravidez, para fazer em casa com seu filho mais velho e que vão minimizar estes probleminhas da chegada do irmão mais novo!

– conte a ele assim que souber da notícia. Explique a história de como a família começou, sobre a chegada dele e agora sobre a chegada do irmão. Esta conversa fortalece a confiança entre vocês. Não deixe que ele saiba por outras pessoas.

– conte também que os nenéns choram por que ainda não sabem falar e que quando ele era pequeno acontecia isso também. Isso evita que o irmão mais velho pegue birra do pequeno que chora.

– comente como é importante ter irmãos e dê exemplos de amigos e crianças que são felizes com os irmãozinhos. Criar uma identificação é super importante.

– explique como funciona o parto da maneira mais simples que conseguir e que ficará um curto tempo longe para que o bebê se adapte. Mas que ele ficará com a pessoa tal que é de extrema confiança e poderá visitá-los assim que quiser. E que depois disso, ficarão todos juntos em casa.

– envolva seu filho mais velho na preparação do quarto, das roupas e das compras. Peça sempre a opinião dele e ajuda para arrumar a mala da maternidade.

– mantenha-o por perto o máximo que puder e peça sempre ajuda para que ele se sinta importante.

– assim que o bebê dormir fique com o mais velho e busque fazer algo que ele adora. Ele precisa perceber que as coisas que ele faz são importantes para vocês.

– troque com o papai alguns afazeres que você faz normalmente com o bebê, para que o mais velho entenda que não é só o papai que cuida dele depois que o bebê chegou.

Se o filho mais velho recebe amor, compreensão e atenção dos pais, haverá um pouco de ciúme e rivalidade, porém de forma mais leve e controlável.

Com certeza vai ficar tudo bem, confie em você!!!
Até a próxima, meninas!