Cuidados com a higiene íntima das meninas

Fazer a higiene corretamente no bebê é muito importante porque mantém a pele saudável além de prevenir infecções urinárias. Como todos sabemos, a pele dos bebês é super sensível e isso é ainda mais forte na região onde fica a fralda, até por conta do contato com coco e xixi. Por isso, o primeiro cuidado a ser tomado é sobre a escolha da fralda que seu filho usará. Prefira as fraldas com alta capacidade de absorção, que protege mais a região toda.
Outra dica fundamental é trocar a fralda com frequência para manter a pequena sequinha.

Na hora da higienização, fique atenta com esses cuidados:

A proximidade da genitália torna a higiene mais delicada e precisa ser cuidado para não contaminar a zona da vulva com os micro-organismos contidos nas fezes.

Comece a troca lavando bem as suas mãos.

Com a bebê já no trocador, tire a fralda para trás e, se estiver suja tire o excesso de sujeira com a ponta da fralda, fazendo um movimento único de frente para trás. Assim evitamos a contaminação da uretra com as fezes. A limpeza é sempre da frente pra trás e não esquecendo as dobrinhas e preguinhas.

Limpe a zona da vulva com todo o cuidados e seque bem com uma fralda de pano.

Na sequência, limpe a parte de trás da pequena, levantando as perninhas e higienizando a região sempre para trás. Uma observação importante é: nunca esfregue a pele do bebê porque irrita.

Se a sua filha estiver com qualquer irritação ou assadura, não deixe de ter o cuidado de usar uma pomada (converse com o pediatra sobre a melhor opção para a sua filha) que evita os desconfortos da sensação. A pelo do bebê, quando assada, sofre ainda mais com o ácido das fezes. Por isso, a pomada é imprescindível.

Nunca deixe de manter a pele da sua princesa hidratada para minimizar os riscos de mal estar cutâneo.

 

A higiene das meninas é sempre mais delicada que a dos meninos, mas quando a gente pega o jeito, faz automaticamente! Boa sorte e fique tranquila! =)

Até a próxima!