Dicas para viajar de carro grávida
Gravidez não é doença, mas requer cuidados especiais, sim! E um desses cuidados está em uma atividade super corriqueira de muitas mulheres: dirigir. Claro que as pequenas distâncias, no dia a dia a gente tira mais de letra. Mas, e quando é necessário fazer alguma viagem de carro mais longa?
As viagens mais longas (olha o feriado aí!!) precisam fundamentalmente de mais paradas para fazer xixi e movimentar o corpo, esticar as pernas. Não importa se dentro do carro ou fora dele, a real é que passar muito tempo sentada pode provocar inchaços e cãibras nas pernas. Por isso, se a distância for muuito longa, pare a cada hora para se mexer e estimular a circulação sanguínea. Estique as pernas, mexa os pés em círculos, se alongue.
Além disso, uma atenção que a gente precisa muito ter é com o cinto de segurança: quando a barriga já estiver grande, depois do segundo trimestre de gravidez, o cinto precisa ficar exatamente na região pélvica, bem embaixo da barriga. Preste atenção se o cinto está cruzando a barriga e passando por entre os seios, de modo que te segure firme, sem apertar a barriga ou gerar qualquer incômodo.
Tenha no carro água fresca, uma troca de roupa (grávidas podem enjoar muito no carro!) e um travesseiro que possa te dar suporte caso resolver dormir um pouco na estrada. Também não deixe de ter opções leves para fome – como frutas – sempre a mão.