Hora da bruxa
Você chega em casa da maternidade e pronto! Tudo é novo e muita coisa ainda vai mudar! Ter um recém-nascido em casa é um grande desafio e tanto! A gente está aprendendo, tentando entender os sinais dele e ficamos sempre inseguras nesse começo. E para tornar esse cenário mais delicado ainda, tem a conhecida hora da bruxa, que assusta muitos pais.
A hora da bruxa é um momento em que o bebê chora sem parar e sem motivo aparente. Geralmente os episódios acontecem entre 16h e 20h (mas podem se repetir durante o dia também) e tem mais conexão com demandas emocionais do que qualquer outro fator.
Algumas coisas que fazem a diferença durante as crises:
- Dê colo: abrace, fique junto, converse. Esqueça aquilo de deixar chorar sozinho no berço. Acalme seu pequeno porque ele precisa de você!
- Amamente: toda vez que seu bebê estiver nesse momento de chorar sem parar e motivo aparente, ofereça o peito a ele. É possível que esse seja o caminho mais fácil de acalmá-lo, porque eles se sentem mais seguros. Amamentar transmite conforto para os bebês!
- Escolha um local tranquilo para a hora da bruxa. Quanto mais sossegado for o ambiente, menos agitado o bebê fica. Abaixe a luz e fique com ele no quarto dele.
- Banho: aposte em um banho morninho se ele não aceitar mamar. Faça uma massagem nele, converse, cante baixinho. Água sempre relaxa os bebês.
- Soneca: se conseguir acostumá-lo a fazer ima soneca nesse horário difícil, aposte nessa ideia!
É fundamental manter a calma na hora da bruxa. O bebê precisa de aconchego e segurança. E nunca esqueça que essas crises não tem culpa de ninguém. É uma fase que muitos bebês vivem ao sair do útero, ou seja: fase de adaptação. Vai passar!