A mesma história pode ser sempre uma nova história.. Por isso, guarde seus livros infantis. Reforme seus livros infantis. E se não quiser mais doe, mas não jogue fora…

Não jogue fora, doe!

Não jogue fora, doe!

Veja algumas dicas para conservar e alguns motivos que fazem valer a pena:

– assim que comprar passe o papel contact e coloque o nome da criança na etiqueta, isso evita que o livro estrague;

– quando um livro passa de um filho para o outro é muito bacana colocar uma etiqueta acima (e não em cima) da anterior. Mostra aos seus filhos o cuidado que devemos ter com os livros, fica uma sensação de orgulho, sabe? “Era do meu irmão e agora é meu…” (lógico que você precisa cultivar isso junto com ele, não é fácil por que eles querem tudo novo).

– Ler a história de novo: a mesma história lida anos depois fica muito diferente, a criança tem outra percepção. Acredite!

– Se as folhas estão com “orelha” eu passo ferro de roupa, ajuda muito;

– se a capa está rasgada, peça para seu filho fazer outra… eles adoram!

– Se estiver engordurado, passe um pano úmido na capa e deixe secar ao sol, faça isso com as crianças se você puder, pode ser um passatempo diferente, e estimula que eles mexam nos livros novamente;

– Se as páginas dos livros estiverem manchadas, tente esfregar miolo de pão. Eles não acreditam quando vêem a gente fazendo isso… (Miolo de pão? Como assim?).

– Mantenha a boa aparência com um escovão. Limpe a parte de cima e as laterais de todos os livros para remover a sujeira e a poeira acumulada (pelo menos 1 vez por mês);

– Se o livro está em ótimas condições e mesmo assim você não quer mais, faça doação para bibliotecas de escolas públicas;

– A troca entre as crianças também é legal! Que tal uma tarde de trocas e leitura?

– Sebos compram livros por um custo baixo, mas dependendo da quantidade vale a pena.

Enfim, você vai economizar todo ano com os livros por que de uma forma ou de outra usa ou reusa! E fazer doações para escolas junto com as crianças, é inesquecível… Tente!
Por Adele Bianca Fazioli, autora do Blog Mãe de três também tem vez