O marketing digital para franquias é atualmente fundamental para o sucesso de um negócio. Para grande parte do varejo especializado, inclusive, é a principal forma de  divulgação, publicidade e relacionamento com clientes.

Com uma precisão muito maior do que a obtida em mídias tradicionais, o marketing digital permite uma exposição mais eficiente do negócio para seu público alvo, um aumento das visitas de potenciais clientes à loja, além do maior engajamento com os consumidores.

Quer saber como aproveitar essa tendência? Leia mais.

O fenômeno ROPO

Com o conceito de omnichannel cada vez mais forte no varejo, há uma tendência muito grande entre os consumidores de pesquisar online e comprar em lojas físicas. Esse comportamento, presente na maioria das vendas atuais, é conhecido como ROPO: Research Online, Purchase Offline.

Ou seja, as pessoas fazem pesquisas sobre produtos e serviços pela internet, comparam características, aprendem sobre o produto, avaliam os comentários de outros consumidores, até que, nutridas de todas as informações, decidem a qual loja física devem ir para concluir a compra.

Redes de franquias atentas ao futuro do varejo investem muito na sua presença digital, na qualidade da informação de seus canais, bem como no atendimento personalizado nas lojas. Dessa forma, é possível gerar mais tráfego para a loja física, atender às necessidades dos clientes e se manter competitivo.

O e-commerce como vitrine

Um bom e-commerce desenvolvido pela franqueadora tem um potencial enorme de atração de visitas para as páginas de produto da loja. É literalmente uma vitrine virtual, onde os clientes muitas vezes têm o primeiro contato com a marca.

Grande parte dos clientes que visitam o e-commerce da rede, dado o fenômeno ROPO, se direcionam às lojas físicas para concluir a compra. E com um diferencial: já tiveram contato com os produtos e preços e chegam muito mais conscientes do que querem e precisam, o que potencializa consideravelmente a taxa de conversão.

Franquias que possuem um atendimento especializado e serviços diferenciados, como projetos e personalização de produtos, ainda têm mais vantagens a oferecer ao cliente em relação ao que ele viu no site. Isso, além de aumentar o ticket médio da venda, ainda fideliza o consumidor para que retorne mais vezes à loja.

Criação de conteúdo e funil de vendas

Outro ponto forte do marketing digital é a criação de conteúdos relevantes e otimizados para conduzir os potenciais clientes no seu processo de compra — o chamado funil de vendas.

Táticas de Search Engine Optimization (SEO) tornam organicamente mais visíveis e acessados os conteúdos produzidos em blogs ou landing pages da marca. Cada conteúdo possui um objetivo diferente, como levar o cliente para as lojas físicas, para uma página de produto ou para a realização de um cadastro.

Uma vez recebida a visita inicial, inicia-se o processo de nutrição desse potencial cliente, via email marketing ou técnicas de remarketing, com mais conteúdos de seu interesse. Isso contribui para a valorização da marca e de seus produtos, até que a decisão de compra seja tomada.

Um bom franqueador deve possuir estratégias para este processo, pensando no nível macro da marca e também em cada franquia de forma individualizada, auxiliando nas campanhas regionais de uma loja.

Campanhas com Google Ads e Facebook Ads

Além do tráfego orgânico, o marketing digital deve ser complementado por campanhas no Google Ads e no Facebook Ads. Neste caso, o tráfego é pago, mas tem o benefício de ser direcionado a um público altamente segmentado por diversos filtros que tais ferramentas disponibilizam.

Seja para atrair visitantes para conhecer a marca pela primeira vez ou para sugerir a compra de produtos para visitantes recorrentes, estas campanhas possuem alto grau de impacto e regionalização.

Neste caso, as franqueadores devem possuir as estratégias, materiais e configurações das campanhas para que cada franqueado possa facilmente implementá-las em sua área de atuação.

Mídias sociais de alto impacto

As mídias sociais possuem uma importância cada vez maior para o fortalecimento das marcas e exposição de produtos. E considerando a penetração e o tempo médio de utilização que essas mídias possuem, ter uma presença sólida no Instagram, Facebook e Pinterest deve estar no topo das prioridades de uma marca.

Apesar de o alcance orgânico dos posts estar cada vez menor, há sempre uma novidade que pode ser explorada, como acontece atualmente com os Stories do Instagram, que levam a uma boa exposição e engajamento orgânicos, ou seja, sem custos de publicidade.

E existem diversas estratégias que aumentam o alcance de cada conteúdo postado, muitas vezes com impulsionamentos pagos, que devem ser adotadas para buscar o melhor resultado.

Uma rede de franquias deve seguir um mesmo padrão visual definido, mas é fundamental que cada loja franqueada tenha uma conta separada. Nessa conta serão repostados os conteúdos institucionais da marca e, principalmente, construídos conteúdos e parcerias locais, bem engajadores, para despertar o interesse e atrair  visitantes para a loja.

O marketing digital para franquias é um tema vasto, complexo e desafiador que deve ser estruturado pelo franqueador para que cada loja da rede possa aproveitar ao máximo seu potencial. Por isso é tão importante que o franqueador tenha experiência com lojas próprias e forte presença digital, para que possa passar todo seu conhecimento para seus franqueados.

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