Marketing digital para franquias: por que é algo indispensável?

O marketing digital para franquias é atualmente fundamental para o sucesso de um negócio. Para grande parte do varejo especializado, inclusive, é a principal forma de  divulgação, publicidade e relacionamento com clientes.

Com uma precisão muito maior do que a obtida em mídias tradicionais, o marketing digital permite uma exposição mais eficiente do negócio para seu público alvo, um aumento das visitas de potenciais clientes à loja, além do maior engajamento com os consumidores.

Quer saber como aproveitar essa tendência? Leia mais.

O fenômeno ROPO

Com o conceito de omnichannel cada vez mais forte no varejo, há uma tendência muito grande entre os consumidores de pesquisar online e comprar em lojas físicas. Esse comportamento, presente na maioria das vendas atuais, é conhecido como ROPO: Research Online, Purchase Offline.

Ou seja, as pessoas fazem pesquisas sobre produtos e serviços pela internet, comparam características, aprendem sobre o produto, avaliam os comentários de outros consumidores, até que, nutridas de todas as informações, decidem a qual loja física devem ir para concluir a compra.

Redes de franquias atentas ao futuro do varejo investem muito na sua presença digital, na qualidade da informação de seus canais, bem como no atendimento personalizado nas lojas. Dessa forma, é possível gerar mais tráfego para a loja física, atender às necessidades dos clientes e se manter competitivo.

O e-commerce como vitrine

Um bom e-commerce desenvolvido pela franqueadora tem um potencial enorme de atração de visitas para as páginas de produto da loja. É literalmente uma vitrine virtual, onde os clientes muitas vezes têm o primeiro contato com a marca.

Grande parte dos clientes que visitam o e-commerce da rede, dado o fenômeno ROPO, se direcionam às lojas físicas para concluir a compra. E com um diferencial: já tiveram contato com os produtos e preços e chegam muito mais conscientes do que querem e precisam, o que potencializa consideravelmente a taxa de conversão.

Franquias que possuem um atendimento especializado e serviços diferenciados, como projetos e personalização de produtos, ainda têm mais vantagens a oferecer ao cliente em relação ao que ele viu no site. Isso, além de aumentar o ticket médio da venda, ainda fideliza o consumidor para que retorne mais vezes à loja.

Criação de conteúdo e funil de vendas

Outro ponto forte do marketing digital é a criação de conteúdos relevantes e otimizados para conduzir os potenciais clientes no seu processo de compra — o chamado funil de vendas.

Táticas de Search Engine Optimization (SEO) tornam organicamente mais visíveis e acessados os conteúdos produzidos em blogs ou landing pages da marca. Cada conteúdo possui um objetivo diferente, como levar o cliente para as lojas físicas, para uma página de produto ou para a realização de um cadastro.

Uma vez recebida a visita inicial, inicia-se o processo de nutrição desse potencial cliente, via email marketing ou técnicas de remarketing, com mais conteúdos de seu interesse. Isso contribui para a valorização da marca e de seus produtos, até que a decisão de compra seja tomada.

Um bom franqueador deve possuir estratégias para este processo, pensando no nível macro da marca e também em cada franquia de forma individualizada, auxiliando nas campanhas regionais de uma loja.

Campanhas com Google Ads e Facebook Ads

Além do tráfego orgânico, o marketing digital deve ser complementado por campanhas no Google Ads e no Facebook Ads. Neste caso, o tráfego é pago, mas tem o benefício de ser direcionado a um público altamente segmentado por diversos filtros que tais ferramentas disponibilizam.

Seja para atrair visitantes para conhecer a marca pela primeira vez ou para sugerir a compra de produtos para visitantes recorrentes, estas campanhas possuem alto grau de impacto e regionalização.

Neste caso, as franqueadores devem possuir as estratégias, materiais e configurações das campanhas para que cada franqueado possa facilmente implementá-las em sua área de atuação.

Mídias sociais de alto impacto

As mídias sociais possuem uma importância cada vez maior para o fortalecimento das marcas e exposição de produtos. E considerando a penetração e o tempo médio de utilização que essas mídias possuem, ter uma presença sólida no Instagram, Facebook e Pinterest deve estar no topo das prioridades de uma marca.

Apesar de o alcance orgânico dos posts estar cada vez menor, há sempre uma novidade que pode ser explorada, como acontece atualmente com os Stories do Instagram, que levam a uma boa exposição e engajamento orgânicos, ou seja, sem custos de publicidade.

E existem diversas estratégias que aumentam o alcance de cada conteúdo postado, muitas vezes com impulsionamentos pagos, que devem ser adotadas para buscar o melhor resultado.

Uma rede de franquias deve seguir um mesmo padrão visual definido, mas é fundamental que cada loja franqueada tenha uma conta separada. Nessa conta serão repostados os conteúdos institucionais da marca e, principalmente, construídos conteúdos e parcerias locais, bem engajadores, para despertar o interesse e atrair  visitantes para a loja.

O marketing digital para franquias é um tema vasto, complexo e desafiador que deve ser estruturado pelo franqueador para que cada loja da rede possa aproveitar ao máximo seu potencial. Por isso é tão importante que o franqueador tenha experiência com lojas próprias e forte presença digital, para que possa passar todo seu conhecimento para seus franqueados.

Quer receber mais conteúdos e novidades sobre franquias e varejo? Cadastre-se abaixo em nossa newsletter!

 

* campos obrigatórios




Por | 2019-02-15T13:06:29+00:00 15 de Fevereiro de 2019|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário

Just for men hair Flexe a extenze kolene Disfunction Himalaya products for low libido How much sex is too much for a woman What to do if male enhancement pills Natural male sex enhancer Ftc against male enhancement Juice for erectile dysfunction Open mouth sexy Male enhancement pills in red box Famotidine erectile dysfunction Sex booster for female Stamina training sex Erectile dysfunction with lisinopril